Sol, chuva, frio, calor, temperatura amena, mormaço, calor. Essa alternância do, em Paraibano, tem trazido situações ora imprevistas, ora repetitivas, porém acompanhada de uma certeza: neste período do ano, são mais comuns as ocorrências de gripe, rinites alérgicas, crises de garganta, bronquites e, febre e até mesmo, pneumonias. No ano passado foi assim, este se repete.
|
Crianças internadas no Hospital Foto:Lasan |
Nesses últimos dias o Hospital Municipal Dr. Pedro Neiva de Santana, tem recebido muitos pacientes com esses sintomas, principalmente crianças e idosos, muitos deles ficam internados. Na segunda-feira (1) mais de cem pessoas foram atendidas pela médica Dra. Cíntia Danielly,e na terça-feira (2) Dr. Severino Carneiro também atendeu dezenas de pessoas com os mesmos sintomas: Febre, tosse, dores pelo corpo, gripe, sinais muito parecidos com o da Dengue, mas o médico disse que é uma virose que surge com a mudança de clima e temperatura. A Secretaria Municipal de Saúde está em início de uma campanha contra a Dengue, haja vista o período de chuvas está chegando ao fim e com o calor os focos do mosquito Aedes Aegypti começar a surgir. A secretária de saúde Lucimar Sá da Silva solicitouque a população comece a se mobilizar para evitar o aparecimento do mosquito que é transmissor da dengue. Além disso, esta fase do ano traz outra constatação: as medidas de saúde preventivas são, cada vez mais, necessárias para evitar ou diminuir o surgimento das infecções respiratórias. Voltadas para a população em geral, as recomendações médicas nesse sentido são mais do que providenciais, sobretudo para segmentos mais vulneráveis a essas doenças, tais como as crianças, os alérgicos e as pessoas mais idosas. Febre, tosse e gripe têm acometidos essa parcela da população e lotado o hospital Dr. Pedro Neiva de Santana em Paraibano. De acordo com o médico Dr. Severino
Carneiro, o período requer cuidados para melhorar as defesas do organismo. Optar por alimentação mais saudável e adotar ações, no dia a dia, visando, principalmente, evitar o contato com elementos desencadeadores das alergias respiratórias são algumas precauções eficazes para reduzir as ocorrências dessas patologias, lembra o médico.Para melhorar o estado geral do organismo, profissionais da saúde recomendam o contato com o ar puro e a ingestão constante de água de boa qualidade. “O ar e a água são vitais ao ser humano” comentou o médico Dr. Severino Carneiro. Outra medida saudável é trocar as roupas de cama, e em dia de sol colocar redes, colchões e travesseiros, para evitar ácaros, um dos principais desencadeadores de alergia principalmente para quem tem problemas respiratórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário