sexta-feira, 4 de outubro de 2013

15ª CIRETRAN REALIZA BLITZ EDUCATIVA EM SÃO JOÃO DOS PATOS

AÇÕES EDUCATIVAS TEM REDUZIDO O NÚMERO DE ACIDENTES
A 15ª CIRETRAN, sediada em São João dos Patos, realizou na tarde desta quinta-feira (03) uma blitz educativa na Avenida Presidente Médice, no centro da cidade. A blitz fez parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, no Brasil iniciada no final de setembro. Com o apoio da Polícia Militar, Cencom e Prefeitura Municipal de São João dos Patos, mais de 400 veículos, entre motocicletas, carros e caminhões foram abordados pelos agentes da 15ª CIRETRAN, que orientaram os condutores sobre a importância do respeito a lei de trânsito, aos limites de velocidade, e ao uso do capacete, destacando principalmente os riscos de dirigir após a ingestão de bebida alcoólica. Em São João dos Patos, os números de acidentes são altos, mas em comparação ao ano de 2012 esse número reduziu bastante, graças às ações educativas da 15ª CIRETRAN e ao
trabalho de fiscalização da Polícia Militar, que tem apoiado as iniciativas da CIRETRAN, há muito tempo. “As ações educativas que a CIRETRAN vem fazendo estão reduzindo dia a dia o grande número de acidentes em nossa cidade, os números são bem altos ainda, porém bem menores do que de janeiro a outubro do ano passado. Acredito que as pessoas estão entendendo o recado da gente, que é a preservação da vida.” Disse Kayro Coelho, Diretor da 15ª CIRETRAN.
IMPRUDÊNCIAS DE TRÂNSITO SÃO COMUNS NO INTERIOR DO MARANHÃO 
Não importa o local, seja na zona urbana ou rural, os motoristas no interior do Maranhão, insistem em desobedecer às normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nas estradas dessa região é comum ver pessoas sendo transportadas em carroceria de uma caminhonete, em motos, sem qualquer conforto ou segurança. Entre os conduzidos estão crianças e idosos, que são levados sem terem conhecimento dos perigos aos quais estão expostos. A falta de fiscalização ostensiva é uma das causas do problema. Infração das normas de trânsito é tão rotineira que já se tornou digamos uma espécie de "lei dos próprios motoristas", fica até estranho ver alguém correto e reclamar pode criar intrigas.
Equipamentos obrigatórios como o capacete para os caronas de condutores de motos, não é visto em algumas cidades do interior do Maranhão, também não existem o trânsito municipalizado e até mesmo sinais de trânsito no perímetro urbano é invisível, mas que existe muitos quebra-molas sem sinalização, isso existe, tanto na cidade como na zona rural. Essa forma de redução de velocidade para evitar acidentes tem transformado em brincadeiras de condutores de motos que utilizam os obstáculos como rampa de rally.  O número de acidentes no interior do Maranhão pode ser medido pelas estatísticas do Socorrão de Presidente Dutra, que no ano de 2011 atendeu mais de 3 mil pessoas acidentadas, a maioria jovem que conduzia moto. A saúde dos municípios do interior do Maranhão não tem ortopedistas e após o primeiro socorro encaminham os acidentados com fraturas para o Socorrão em Presidente Dutra, superlotando o hospital de urgência e emergência e aumentando o sofrimento de familiares e profissionais.  Na Semana Nacional de Trânsito que foi realizada no Brasil do dia 18 a 25 de setembro, mostrou o alto índice de óbitos no país causados pelos acidentes automobilísticos. O Maranhão figura entre os estados com maior número de acidentes. 
Motos em Paraibano   Foto:Lasan
Este blog criticou que na Semana Nacional de Trânsito, as cidades da região, menos Pastos Bons, não haviam feito mobilizações, palestras, etc. sobre o tema. Na verdade a CIRETRAN em São João dos Patos, vem fazendo um trabalho excelente sobre a educação no trânsito naquela cidade. Em Paraibano a Secretaria Municipal de Educação tem o Projeto Político Pedagógico com o tema: "Educação No Trânsito", não fez nenhuma caminhada ou conscientização sobre a questão. A Policia Militar na cidade após uma semana de abusos de jovens no trânsito, resolveu fazer uma blitz e apreendeu algumas motos que eram pilotadas por menores ou sem documentação em dias, além de falta de habilitação, que corresponde (pelo censo comum) a 80% dos condutores. Em Paraibano não há sinalização de trânsito, nem guarda municipal, mas há muitas, mais muitas motos e abusos. Acidentes acontecem semanalmente, mas na Semana Nacional de Trânsito não houve nenhuma manifestação de escolas, autoridades, só mesmo dos blogs. 

Nenhum comentário: