segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MADEIRA participa de Seminário Regional para debater Recursos Hídricos Naturais

Prefeito de Imperatriz em seminário
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira prestigiou na manhã desta quinta-feira (22), no auditório do Shopping Imperatriz, o seminário que debateu, com alunos do Centro de Ensino Barjonas Lobão, os recursos hídricos naturais existentes na bacia do rio Tocantins. O evento é preparatório para o encontro nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que será realizado em São Luis, no período de 24 a 28 de outubro próximo.
A discussão do seminário teve início com a técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Claudene Campos, que ministrou a palestra “Recursos Hídricos: Aspectos técnicos e aspectos legais”. Na seqüência, a chefe do Departamento de Educação Ambiental da SEMA, Eliane Alhadef realizou a palestra “Procedimentos para realizar a inscrição no XII ENCOB”.
O Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), de acordo com Eliane Alhadef, será realizado pela primeira vez no estado do Maranhão, “razão porque da realização dos seminários regionais por algumas regiões do Estado”, explica a técnica, que dissertou sobre os desafios dos Comitês de Bacias, na construção de pactos pelas águas. As duas técnicas da SEMA incentivaram as pessoas presentes a criar e participar de um comitê tocantino. Após as explicações técnicas, o conselheiro municipal e estadual de Meio Ambiente, Domingos Cezar, fez um detalhado histórico da bacia dos rios Tocantins e Araguaia. Ele falou da importância econômica e social que o rio Tocantins tem para Imperatriz e para todas as cidades banhadas por esse importante rio brasileiro. O ambientalista destacou, ainda, a necessidade de se preservar os riachos Cacau, Bacuri, Santa Tereza, Capivara e Riacho do Meio, todos afluentes do rio Tocantins, que cortam a cidade. Por sua vez, o prefeito Sebastião Madeira expressou sua preocupação com o meio ambiente de uma forma global, pois, segundo ele, não podemos ter qualidade de vida se não tivermos cuidados com a natureza. Madeira lembrou que o rio Tocantins é produtor de riquezas naturais, além de atrair grandes investimentos como é o caso da Suzano Papel e Celulose, que precisa de bastante água para alimentar sua indústria. Para o prefeito, o trabalho de conscientização ambiental ora demonstrado durante o seminário, deve ser levado para todos os setores da cidade, de forma que envolva as empresas, comunidade e o poder público.  
Claudene Campos (a 2ª a partí da direita com blazer branco)
e equipe da Secretaria Estadual de Meio-Ambiente

O gestor imperatrizense observou que os riachos de Imperatriz estão sendo destruídos por pessoas que não possuem uma consciência ambiental. “Por isso vocês estudantes, jovens, devem ser multiplicadores nesse trabalho árduo de conscientização”, concluiu.
O seminário regional de Imperatriz foi conduzido pelo advogado Daniel Macedo, gestor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais na região tocantina. Também participaram ativamente a presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM), Ivanice Cândido, a professora da disciplina de Sociologia do CAIC, Ana Amélia Coelho Braga e o diretor adjunto do CAIC, Adão Rodrigues Gonçalves. Fonte:http://www.imperatriz.ma.gov.br/noticia/1314/madeira-participa-de-seminario-regional-para-debater-recursos-hidricos-naturais

Nenhum comentário: