sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MULHER DE 104 ANOS RECEBE HOMENAGEM NA SEMANA DO IDOSO EM PARAIBANO



A Semana do Idoso que termina hoje, 30 de setembro em que também se comemora o Dia do Coração, tem mobilizada cada vez mais as pessoas da 3ª idade a buscarem mais políticas públicas. Em várias cidades, já existem setores que se dedicam a essa parcela da população, que é a que mais aumenta no Brasil. Os idosos representam 14,5 milhões de pessoas no país, um total de 8,6% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa é a de que esse número cresça cada vez mais, graças aos avanços na saúde e no aumento da qualidade de vida.
Em Paraibano, já existe o Centro de Convivência do Idoso e Secretaria Municipal de Saúde, tem Programas de Saúde voltados para essa faixa etária. SEMANA DO IDOSO
Na quinta-feira, 22/09, a secretaria municipal de saúde em parceria com os PSFs, CRAS e o NASF, promoveram uma caminada em comemoração a Semana do Idoso e Dia do Coração. Os PSFs do Centro, Substão,Vila Aparecida e Amor a Vida, reuniram seus idosos e caminharam, alertando a população sobre os cuidados com o coração, chegando até a praça Sérgio Coêlho, no centro da cidade, onde fizeram atividades físicas, coordenada pelo professor de educação física, David do NASF. A enfermeira Lucimar Sá leu mensagens sobre o Dia do Idoso, a enfermeira Marcelina, falou sobre saúde do idoso e o cuidado com alimentação e medicação, a assistente social Suzy Cristine do CRAS, destacou os direitos  e o estatuto do idoso e pediu que as pessoas tenham maior carinho com as pessoas da terceira idade. A secretária de saúde, Francilene Ferreira, elogiou a iniciativa e disse que a secretaria está fazendo um bom trabalho, com os idosos do município, em seguida apresentou a senhora Regina Maria da Conceição, moradora da rua das Candeias-Substação, que completara 104 anos no dia 20 de setembro. Dona Regina nasceu em 1907, e ganhou um bolo de aniversário e muitas felicitações. Ela tem 5 filhos, 11 netos e 11 bisnetos. Todas as pessoas presentes ao evento elogiaram a longevidade de dona Regina e cantaram parabéns. Após o corte do bolo, foi oferecido um café comunitário, com frutas e sucos aos idosos.
O Dia Nacional do Idoso foi instituído a ser celebrado no dia 1º de Outubro de todo o ano, a partir de 2006, coincidindo com a data do Dia Internacional do Idoso. A importante data foi pensada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, tendo em vista que apenas recentemente notou-se o aumento na população de 3ª idade em todo o mundo.

Nenhum comentário: