quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PARAIBANO

Foi realizada nesta segunda-feira (30/11) a VI Conferência Municipal de Saúde de Paraibano, convocada pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde. A abertura aconteceu às 7 horas no Salão Paroquial Irmã Gema Rover, com a presença de representantes da área, autoridades e sociedade civil, além de convidados de outros municípios e do estado. O tema da conferência foi “Saúde e Meio Ambiente:Qualidade de Vida com Participação Popular” e os eixos temáticos foram: Gestão Participativa e Controle Social – Direito a Saúde – Saneamento e Saúde Pública – Meio Ambiente.
O prefeito Sebastião Pereira de Sousa e o vice Clodomir Lima Campos é a gestora regional de saúde Rejany Sá integraram a mesa composta por autoridades.
Na abertura oficial foi executado o Hino Nacional Brasileiro e Hino Municipal l(esse cantado a capela) houve apresentação cultural do coral infantil do PETI com a música Planeta Água do compositor Guilherme Arantes. Após o pronunciamento do prefeito a presidente do Conselho Municipal de Saúde, sra. Maria Helena Almeida Carneiro leu o Regimento Interno da VI Conferência que foi aprovado pelos delegados. Antes dos palestrantes oficiais, a bioquímica do hospital municipal Dra. Betânia Camargos, informou que no local estava reservado um espaço para realização de testes rápidos de HIV, lembrou ainda do Dia Mundial de Combate a AIDS (1º/12), em seguida foi apresentado um vídeo sobre a preservação do meio ambiente. A primeira palestrante foi à coordenadora municipal da Vigilância Epidemiologia, enfermeira Francyjane Revil Santana fazendo uma apresentação da rede de saúde, destacando os programas e ações desenvolvidas no município. Logo após foi servido um lanche e no reinício a assessora técnica em saúde Lucimar Sá da Silva, falou sobre Gestão Participativa e Controle Social, o técnico em planejamento da secretaria estadual de saúde sr. Antonio Pereira Silva destacou o tema Direito à Saúde, e na seqüência Lucimar Sá retornou falando sobre Saneamento e Saúde Pública, complementando a programação o coordenador municipal da Vigilância Ambiental, Merval Dias Carneiro Neto fez uma explanação sobre Vigilância Ambiental e para fechar o rol de palestrantes foi convidada a irmã Ida Mezzomo que destacou o tema Meio Ambiente, a irmã foi aplaudidíssima pelo público, em respeito a sua militância e contribuição em vários Fóruns Mundiais sobre Meio-Ambiente.
Mais de 300 convidados almoçaram no local do evento.No período da tarde foram reiniciados os trabalhos e a palestrante Patrícia Giulliana (técnica em planejamento da secretaria estadual de saúde) fez uma explanação sobre as oficinas e os eixos temáticos. Foram formados 4 oficinas cada uma com um eixo temático que elaboraram várias propostas de políticas públicas para a melhoria do meio ambiente no município e no mundo. No encerramento, houve uma composição com autoridades, e o que parecia inacreditável, aconteceu, após um dia inteiro de calor, o tempo fechou e caiu o maior temporal, o que serviu como inspiração para o coordenador regional dos conselhos de saúde, atribuir em seu discurso a profética frase:” Quando as pessoas se unem e buscam a preservação do planeta, a natureza manda a resposta, essa chuva que cai agora, não veio a toa...esse é o sinal de que apesar, do que o homem tem feito, a natureza terá sempre forças para renascer” complementando uma frase da irmã ida em sua palestra:”O Planeta não acabará, a espécie humana é que irá desaparecer, se continuarmos a destruir a nossa casa chamada Terra”

Léo Lasan – Paraibanomanews.

Nenhum comentário: