A nascente dos Quandús no bairro Substação, pede socorro. A expansão imobiliária, o lixo, o desmatamento de 50 tarefas de cerrado e a plantação de um milharal, segundo informações de moradores, plantados pelo ex-prefeito de Parabano, José Rodrigues, ameaçam uma das principais fontes de água dos paraibanenses. A mais recente agressão atinge a nascente que deságua na lagoa da Chapadinha e rio Balseiro. Tratores desmataram uma área de cerrado nativo equivalente a 50 tarefas, ao lado do local onde existem quatro nascentes, incluindo a dos Quandús, que fornece água para vários locais, percorrendo quilômetros até desaguar no açude de Baixo no outro lado da cidade.
Lixo próximo da nascente |
Outra nascente dos Quandús |
O Blog Paraibanomanews ainda não procurou o secretário municipal de meio ambiente de Paraibano, Sr. Julio César Guimarães, para saber se o responsável pelo desmatamento,no caso Dr. Zequinha, tirou a licença ambiental, haja visto a Lei Nº. 9.605/98 prevê punições para crimes ambientais. O Paraibanomanews, não entrevistou o responsável pelo desmatamento e plantação de milho, portanto o blog não tem conhecimento se houve o Licenciamento Ambiental para o procedimento.Caso não tenha havido o licenciamento, configura crime ambiental. O problema de desmatamento na região é uma constante e vem ameaçando nascentes e poluindo lençóis freáticos, principalmente por lixões e agrotóxicos.
O único Ipê Rôxo que restou do desmatamento |
Lasan, explicandoàs crianças do bairro, sobre a importância da preservação da nascente dos Quandús |
Crianças jogando bola em campinho próximo a nascente |
O milharal próximo a nascente dos Quandús |
As canelas do fotógrafo arranhadas pelos espinhos |
O milharal visto da cidade |
Nesses casos resta a população, acionar o Ministério Público ou fazer denúncias, mas como esses casos nem sempre são de conhecimento público, como a liberação do licenciamento, fica a dúvida se a situação é legal ou não. Nesse caso, o Blog Paraibanomanews, eestá aberto ao proprietário do local, para esclarecimentos sobre o licenciamento ambiental. De forma alguma o blog quiz fazer uma denúncia, o objetivo é mostrar a importância da preservação do meio ambiente e um dos maiores bens da humanidade, a água. O Blog fica a disposição dos esclarrecimentos dos responsáveis citados na matérias, afim de que não fique dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário