quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Prefeita, vice e vereadores eleitos são diplomados em Paraibano

Vice-prefeita Rejany e Prefeita Aparecida  
Prefeita, vice e vereadores eleitos em Paraibano em 2012, foram diplomados nesta terça-feira (18), na Câmara Municipal, centro da cidade. Autoridades e candidatos eleitos acompanharam a cerimônia. A prefeita eleita Aparecida Furtado (PV) e a vice-prefeita Rejany Gomes foram as primeiras a receber o diploma.  O juiz regional eleitoral de Paraibano, Dr. Carlos Eduardo de Arruda Mont’alverne, comandou a entrega dos diplomas a prefeita, vice-prefeita e aos 11 vereadores eleitos para o mandato que vai de 2013 a 2016.Também receberam diplomas os vereadores suplentes Cazuquinha e vereadora Maria Raimunda. Além do juiz Carlos Eduardo, a mesa oficial do evento contou com a presença de Clodomir Lima Campos, atual vice-prefeito, do presidente da Câmara, Getúlio Noleto e do advogado Daniel Veloso. Um a um os eleitos foram chamados e receberam o documento que permite o exercício parlamentar a partir de 1º de janeiro de 2013.
juiz Dr. Carlos Eduardo
Na platéia, parentes, amigos e a presença do prefeito eleito de São João dos Patos, Dr. Waldênio, e de Claudene Campos, técnica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a secretária municipal de assistência social, Sulamita Ribeiro, o secretário municipal de agricultura, Júlio César Guimarães e o ex-prefeito de Paraibano Domingos de Brito Lira (Seu Divaldo), Arí e Dr. Francisco Furtado, delegado, sargento de polícia e público em geral. Em seu discurso, a prefeita eleita Aparecida Furtado, disse que nenhum obstáculo é grande quando se confia em Deus e agradeceu aos eleitores que optaram por todos que ali estavam sendo diplomados. “Estivemos juntos na campanha e estaremos juntos na administração” afirmou Aparecida em agradecimento a todos que trabalharam e lutaram na campanha eleitoral. “Agradeço e reafirmo o compromisso de transformar a realidade do nosso povo. É preciso que nossa cidade volte a caminhar rumo ao progresso” disse a futura prefeita. Segundo Aparecida, a cidade passa por uma situação caótica, principalmente no setor da saúde, e conclamou a todos da necessidade de se trabalhar para mudar e melhorar o atendimento no setor da saúde que anda carente. Ela destacou ainda o papel da Justiça Eleitoral na condução das eleições. "O melhor sistema é a democracia" afirmou ela. O vereador Francisco Everton, representou a todos os demais vereadores eleitos e agradeceu e afirmando que vai honrar o papel do vereador e lembrou sua trajetória política e a confiança depositada pelo povo em seu trabalho.
vereador Francisco Everton
O advogado Daniel Veloso, discorreu sobre a  importância a a representatividade da diplomação: “A diplomação que as senhoras e senhores recebem, é a coroação do processo democrático e a certeza da missão que o povo destinou a todos e que os eleitos devem buscar e cumprir essa missão tão desejada pelo povo.” Destacou o advogado. O juiz Dr. Carlos Eduardo explanou que, a diplomação dos candidatos eleitos é, por si só, um ato de elevação e grandeza, seja pelo extraordinário papel a ser exercido, seja pela importância que tem a modelagem da democracia. Lembrou que a Justiça Eleitoral desde o ano de 1932, tem contribuído de maneira efetiva e transparente para o fortalecimento
 Daniel Veloso
da democracia brasileira, não apenas pelo trabalho de interpretá-la, mas pela diligência em aplicá-la de maneira rigorosa. “O pleito eleitoral de 2012 foi o primeiro sob a vigência da Lei da Ficha Limpa, que teve a participação em Paraibano de mais de 40 candidatos a vereadores e 03 candidatos a prefeito. É uma legislatura que se estabelece sob o império de um novo ordenamento jurídico. A Lei da Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país” disse o juiz. “A eleição é o evento de maior participação social de democracia representativa, não apenas pela dimensão quantitativa dos atores em busca do mandato, como pela mobilização que se promove, a partir do envolvimento dos três grandes eixos da democracia:
Prefeito eleito de São João dos Patos
Dr. Waldênio e Claudene Campos
 da Sec. Estadual de Meio-Ambiente
O povo, os políticos e os poderes do Estado. É a mais direta e consistente demonstração da força do povo brasileiro – a utilização do sufrágio universal – na construção do edifício democrático. O Governo do povo, pelo povo e para o povo só se converte em realidade quando os cidadãos cumprem o seu direito de votar” afirmou Dr. Carlos Eduardo. Ainda em seu discurso o juiz chamou a atenção dos candidatos eleitos para a plena consciência do significado jurídico e político do diploma que estavam recebendo da Justiça Eleitoral de Paraibano:
Vereadora-suplente Maria Raimunda, vereador
Jardem, Nato, Jair e Tico   Foto:Lasan
“Ele expressa  e testemunha o reconhecimento da soberania da vontade popular manifestada pela população de Paraibano nas urnas de sete de outubro. O diploma conferido pelo Poder Judiciário aos eleitos, é sinal marcante da supremacia do Povo. Um ardente símbolo nas mãos de seu portador, advertindo-o de que o Poder, Espacialmente, não é seu, mas do povo, nem, Temporalmente, é perpétuo, mas efêmero.” Destacou o juiz de Paraibano. Em silêncio a platéia e os candidatos eleitos prestavam atenção a cada palavra do juiz: “Creio na Democracia como eficaz instrumento de construção do bem comum. Nesta declaração, encontro
a origem e o fim do verdadeiro Poder como instrumento para servir a todos, indistintamente, sem cores partidárias ou de qualquer natureza. Isto impõe aos candidatos eleitos o dever da humildade, na consciência da própria pequenez diante das imensas expectativas que cercam sua missão. O diploma tem por fim conferir ao eleito não o privilégio, mas um dever: servir à construção do bem comum.  [...] Estejam certos de que deverão tomar decisões que trarão progresso ou retrocesso a comunidade, seus atos, seus efeitos, ecoarão por várias gerações e a população de Paraibano, juntamente com o Ministério Público e demais representantes da Justiça estarão observando esses atos, para que eles sejam os melhores possíveis. Aos eleitos que hoje serão diplomados, devo lembrar-lhes que são apenas exercentes temporários do poder pertencente ao povo que os elegeu”. O juiz regional eleitoral de Paraibano filosofou que:
 “É impossível ser feliz sozinho, e de que adianta uns poucos serem muitos ricos quando a maioria da população do estado do Maranhão vive abaixo da linha da pobreza?". Dr. Carlos Eduardo, solicitou que cada candidato eleito que estava sendo diplomado, olhem com atenção para o município e tenha responsabilidade fiscal com os gastos a serem realizados e responsabilidade moral com a população que os elegeu.
Propôs ainda aos candidatos eleitos a celebrarem um pacto, que segundo o juiz, é simples e necessário: o de servir ao povo e o grato cumprimento da Constituição. “Espero que a nova gestão que se inicia no próximo ano, através da cooperação entre os demais poderes, possa trabalhar imbuída no objetivo de alavancar o desenvolvimento desta região, contribuindo para erradicar a fome;diminuir a mortalidade infantil e evasão escolar; criar oportunidades de emprego, retirando a juventude ociosa do risco do envolvimento com as drogas, seja pelo consumo ou pelo  tráfico; interceder, junto ao Governo Estadual pelo imediato aumento das políticas públicas de   atendimento social, na esperança de que possam assegurar a todo o povo de Paraibano o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento,a igualdade e a justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada em harmonia social” finalizou o juiz Dr. Carlos Eduardo Arruda Mont’alverne, encerrando a solenidade de diplomação.
Prefeita eleita Aparecida  Furtado e o juiz
Carlos Eduardo de Arruda Mont'alverne
Após a solenidade, os candidatos eleitos receberam os parabéns das pessoas presentes e posaram para fotos. A partir do próximo ano, Paraibano, passa a ter mais vereadores. O número aumentou de nove para onze. Desses, seis candidatos eleitos estarão, assumindo o legislativo pela primeira vez, são eles: Murilo Ribeiro, Jair, Nato, Tico, Elizângela e Socorro do Chuta. Os dois suplentes Cazuquinha e Maria Raimunda, já disputaram outras eleições e poderão também assumir o mandato. Foram reeleitos os vereadores:Jardem, Ana Célia, Chico Everton, Valdênia: Deixam o cargo a partir do dia 31 de dezembro os atuais vereadores: Zé do Xavier, Antonia Luiza, Márcio Flávio, Francisco Leite e o atual presidente da casa Getúlio Noleto.
A solenidade foi transmitida pela Rádio Liberdade FM, a DGR Produçõesde Colinas (filmou)  e Blog Paraibanomanews fez reprtagem para a web. Esstiveram presentes o Mattos Fotos, Foto Boa Sorte (Adão) e Fotos do Carlão com o fotógrafo Paulo. Toda a reportagem pode ser republicada desde que cite a fonte.
Reportagem e Fotos:Léo Lasan PARA VER MAIS FOTOS CLIQUE EM LEIA MAIS.
  
Polliana, Ari pai e Ari Filho           foto:Lasan

Juiz Dr. Carlos Eduardo e esposa Renata Mont'alverne

Futuras secretárias municipais: Dra. Edvânia (Sec. As. Social)
e Ilna Karla (Sec. de Educação)    foto:Léo Lasan

Ver. Nato, ver. Ana Célia, prof. Jucy, Arí Filho, Polliana e
Prof. Joselândia.      Foto:Léo Lasan

Segurança Policial no evento






Diplomadas Elizângela, Lucimar e Maria Raimunda
ladeadas por Arí Filho e Polliana e cabo Lopes
 
C´cero Ubiratan, vereadora Socorro do Xuta
Pedro da Morena, Aparecida, Pastor Carlos
Henrique e Arí Furtado  Foto:Lasan


2 comentários:

Anônimo disse...

vc se quivocou quando falou que os dois suplentes irao assumir temos certeza de um que e o CAZUQUINHA sabemos entao que a vereadora Lucimar vai assumir a sec de saude e a outra suplente Maria Raimunda jamais o grupo de ARI nao confia nela nem morta eram inimigos pessoais ate ontem. onde e que eles vao da asa a cobrar eles ja conhecem de longas datas.

Anônimo disse...

olha na reportagem vc diz vereadora suplente esta errado e suplente de vereadora, pois eles nao sao vereadores.