quarta-feira, 26 de outubro de 2011

XIII ENCOB ABERTURA DE SOLENIDADE

Lasan eleito como relator da oficina de bacias
SÃO LUÍS - O Maranhão sedia o XIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) a partir desta segunda-feira (24) a sexta-feira (28), no Hotel Luzeiros (São Marcos). O evento tem como proposta discutir políticas públicas relacionadas à questão das águas e os desafios dos Comitês de Bacia na construção de pactos pela gestão integrada e responsável dos recursos hídricos. Além disso, estão na pauta do evento temas importantes na área ambiental, como universalização do saneamento e o papel da sociedade na gestão compartilhada das águas. Contando com a participação de cerca  de 1.500 pessoas de todo o Brasil, o   XIII Encob contempla uma programação bastante abrangente,                                                        
Mesa da solenidade de abertura do XIII ENCOB
estando dividido em duas partes: um encontro nacional, reunindo integrantes do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas; e o Encontro Maranhense de Governanças das Águas, que reunirá integrantes de diversas bacias do estado.Durante o Encob estão
Lasan no XIII ENCOB
programadas cursos e oficinas de capacitação nas áreas de recursos hídricos, técnicas de elaboração de projetos e captação de recursos, educação ambiental, plano de bacia como instrumento estratégico de sustentabilidade e gestão integrada dos recursos hídricos no semiárido. Foram realizadas reuniões preparatórias para o XIII Encob, contemplando as bacias do Itapecuru, Preguiças, Mearim, Tocantins, Munin, Parnaíba e Litoral Ocidental”, frisou. Dessas reuniões, resultou a participação de cerca de 150 pessoas, oriundas das diversas bacias, que estarão no Encontro Maranhense para a Governança das Águas, que ocorre paralelamente ao evento nacional, no dia 24 de outubro. O Encontro Maranhense discutirá prioritariamente a mobilização para a formação de Comitês de Bacias no Estado. Para o XIII Encob, o credenciamento ocorre no Hotel Luzeiros, até as 17h. A abertura será às 19h, no Espaço Renascença. A cerimônia terá presença da governadora Roseana Sarney, do secretário chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva e de outros integrantes do governo. Paralelo ao XIII Encob haverá, dia 25, no Hotel Brisa Mar, a Oficina da WWF (Fundo Mundial para a Natureza) sobre Mudanças Climáticas; II Encontro sobre Governança de Recursos Hídricos; III Encontro de representantes de Comitês de Bacias Hidrográficas Interestaduais e Fórum de Órgãos Gestores de Recursos Hídricos.
Claudene Campos no ENCOB

Victor Mendes, Secretário Estadual de Meio-Abiente









De acordo com o coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Lupércio Ziroldo, o objetivo do encontro é gerar um fórum de debates e de posicionamentos técnico e político, por meio da integração das experiências dos estados brasileiros em gestão de recursos hídricos, de forma a recuperar e conservar os recursos hídricos.
Sarney Filho, Deputado Federal (PV)
O XIII Encob é uma realização do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em parceria com o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, com o apoio na organização da Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob).
Reportagem reproduzida do portal do imirante.com. Devido a falta de tempo, que temos para fazer a matéria jornalistica do evento. Ao retornarmos à Paraibano postaremos mais fotos e matrérias originais do evento. Agradecemos á comprenssão de todos. Lasan e Maurício Freire convidados do XIII ENCOB São Luis.

Nenhum comentário: