quinta-feira, 11 de agosto de 2011

COMBATE AO GLAUCOMA EM PARAIBANO

Pela 3ª vez no ano, é realizada em Paraibano , a Campanha de Combate ao Glaucoma,  uma parceria feita entre o Instituto de Oftalmologia do Maranhão, Secretaria Municipal de Saúde e Governo Federal. O atendimento aconteceu
nesta quarta-feira, 10/08, no  Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF, e contou com o apoio de enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe do Núcleo Municipal de Educação em Saúde-NMES. Para entender: O Glaucoma é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina num padrão característico de neuropatia óptica. A pressão intra-ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, não existindo contudo uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas outra pode ter pressão intra-ocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para visão subnormal ou cegueira. O Glaucoma não tem cura.   
Em Paraibano mais de duzentas,  pessoas já foram atendidas pela equipe do Instituto de Oftalmologia do Maranhão, que após o atendimento, distribui colírios para duração de 3 meses, após esse período o Instituto retorna para novas consultas e revisões. A maioria das pessoas  que recebem esse benefício são idosas, portanto aposentadas, e elogiam a iniciativa dos orgãos envolvidos, pois além de melhorar a visão, ajuda também na economia, haja visto, os preços dos colírios distribuídos, custam em média R$ 100 cada um, o que poderia prejudicar a renda familiar dessas pessoas. A população de Paraibano tem reivindicado a volta do Mutirão da Catarata, outro programa do Governo Federal, que há mais de 2 anos não tem vindo a Paraibano, apesar de haver muitos casos na região. A secretária municipal de saúde de Paraibano, sra. Francilene Ferreira de Carvalho, tem se esforçado diariamente e entrado em contato com uma empresa do setor, com o objetivo de trazer de volta, outra campanha de Cirurgia de Catarata ( a última foi em 2009). Segundo a  secretária de saúde, em breve, as pessoas do município estarão recebendo, mais esse benefício.

Nenhum comentário: