sábado, 19 de fevereiro de 2011

CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES 2011

Buscando aperfeiçoar o desempenho dos docentes da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação, através do  Instituto Ludus (Teresina-PI), promoveu do dia 14 até esta sexta-feira 18/02/2011, na Unidade Escolar Adonias Lacerda capacitação para professores. A capacitação teve como tema:Motivação,Planejamento, Práticas Pedagógicas e Avaliação  para professores do 1º ao 9º ano. Para o coordenador Gerson Nascimento (LUDUS) a capacitação teve por objetivo mostrar mais conhecimentos e novos horizontes da realidade educacional, e que essas realidades possam ser  transformadas em aulas, através da capacidade e vivência com os quais convivem professores  e alunos. Segundo Nascimento, a equipe de capacitadores foi composta de 10 profissionais, professores Dejanira, Raimundinha, Ieldo, Ivonte, Karlene, Lafayette, Welton, Kelly, David e a diretora Cerise, todos formados em pedagogia com especializações. Vários instrumentos foram utilizados nos debates (aulas), multimídias (data-show, audio visual,etc.) e também o tradicional (textos, cartazes, etc.)
Em depoimentos  concedidos ao Paraibanomanews, vários professores municipais, elogiaram o profissionalismo, o nível de conhecimentos, segurança e a inovação aplicadas nas aulas, alíás todos destacaram que não houve "aula" e sim debate, esse foi um diferencial, segundo o professor Raimundo Augusto, "os capacitadores não trataram os professores como docentes de 1º a 5º ano, o nível foi alto e a metodologia diferenciada das antigas capacitações realizadas no município". A coordenadora Doralina Coêlho destacou a clareza com a qual os capacitadores repassaram os conhecimentos, a professora Maria Goretti disse que a capacitação foi muito proveitosa e parabenizou a competência da equipe de educadores do Instituto LUDUS. Todos os professores municipais, entrevistados enalteceram o profissionalismo e as metodologias e inovações, aplicadas na capacitação. O coordenador da capacitação Gerson Nascimento, elogiou a integração dos 308 professores do município e destacou o interesse no aprendizado, a mesma visão teve a Presidente do Sindicato de Professores de Paraibano, Geralda Alves Costa, disse que as expectativas foram superadas,que em Paraibano nunca houve uma capacitação tão bem preparada e elogiou o local (Escola Adonias Lacerda) seus profissionais, o lanche e o total apoio dos gestores municipais em nome da secretária de educação, Jucileide Pereira de Sousa. Na entrevista a presidente do sindicato falou ainda da nova relação do Sindicato com a Secretaria de Educação, do repasse para os professores e o porquê da redução de professores contratados (mas essas informações serão publicadas somente na segunda-feira 21, juntamente com a entrevista da Secretária Mun. de Educação - aguardem). A capacitação foi encerrada as 16 horas desta sexta- feira (18) com discurso da diretora da escola Adonias Lacerda, sra. Luzia, do coordenador da capacitação, Gersom Nascimento, das professoras capacitadoras Karlene, e Cerise (que foi homenageada com um presente recebido das mãos da professora de educação física, Deusilene Diniz representando todos os professores local) e secretária de educação, Jucileide Pereira, que após agradecer a todos, pediu que os conhecimentos adquiridos na capacitação sejam repassados aos alunos com amor e carinho, assim como foi  a desejo da secretaria de educação ao proporcionar a capacitação.
Ao final foi apresentado slides dos momentos de realização da capacitação. Houve, cantos, discursos emocionados e muita confraternização. Em seguida foi servido um lanche, e todos os professores sairam elogiando e reafirmando, que essa foi a melhor e mais proveitosa capacitação para professores que já houve em Paraibano.
Em tempo: Não percam na segunda entrevista com a Presidente do Sindicato de Professores Geralda Alves e da Secretária de Educação, Jucileide Pereira, que falarão do  repsse, Contratos, Inovações na Educação. etc.

Nenhum comentário: