quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ALEXANDRE ALMEIDA CRITICA ACUSAÇÕES CONTRA O GOVERNO‏

O deputado Alexandre Almeida (PTdoB) criticou, nesta quarta-feira, 9, a tentativa da oposição de desconstruir a imagem do Governo do Estado com fundamento na crise por que passa o sistema penitenciário, apontando como única solução a construção de novos presídios. Segundo ele, a falência do sistema prisional ultrapassa as fronteiras do Maranhão, aflige todo país, e tem como solução o esforço conjunto entre os poderes constituídos, especialmente o Judiciário.
“Todos que vieram à tribuna apontaram como solução a construção de presídios. Se essa fosse a solução, certamente estaríamos com um presídio em cada esquina”. De acordo com Alexandre Almeida, a saída para o problema sustenta-se em um complexo de ações, que envolve desde a celeridade no julgamento dos processos à ressocialização dos presos. As ações não se limitam ao Poder Executivo (Federal, Estadual e Municipal), mas também envolve o Poder Judiciário.
Alexandre Almeida citou como exemplo da falência do sistema penitenciário no país a reportagem publicada na revista Veja desta semana, que revela que o bandido mais perigoso do país, Fernandinho Beira-Mar continua a comandar a organização criminosa de dentro de um presídio federal de segurança máxima.
Com relação à fragilidade do sistema, ele também relatou uma conversa que teve com o secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, que disse que os presos por delitos simples, como furto de galinha, dividem o mesmo espaço com agentes de crimes organizados, como assaltos a banco e sequestros.
“Ainda não se encontrou a fórmula para resolver o problema de presos sentenciados, para que voltem à sociedade de forma segura. O índice de reincidência é de aproximadamente 70%. Percebe-se que não basta construir presídios. O problema é muito maior, é sistemático e cultural.”, declarou.
Alexandre Almeida afirmou ser testemunha da boa-vontade do Poder Judiciário, principalmente do atual presidente, desembargador Jamil Gedeon, que em 2010 implantou novas áreas de execução penal julgar com celeridade os processos. Mas o Judiciário, agindo isoladamente, também não é suficiente. “Precisamos nos dar as mãos, trazer a responsabilidade do município, do Estado, do Governo Federal e todos os Poderes constituídos no nosso Estado e no nosso País”, defendeu.
AÇÕES ENÉRGICAS
A iniciativa da governadora Roseana Sarney de criar uma secretaria para tratar exclusivamente da administração penitenciária foi apontada por Alexandre Almeida como prova da sua sensibilidade e compromisso. “A governadora inclusive vai anunciar concurso público para novos agentes, em sintonia com o governo federal”, ressaltou.
Segundo Alexandre Almeida, outra ação que demonstra a disposição de Roseana Sarney para enfrentar o problema é a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no Estado, atendendo a um pedido da própria governadora. “Esses acontecimentos são demonstrações de que a governadora não está fugindo do problema”. Ele ainda afirmou que ontem (terça-feira, 8) presenciou uma conversa ao telefone entre Roseana Sarney e a presidenta Dilma Rousseff.
Alexandre Almeida também negou o fato de que estaria havendo conflito de competência entre os comandos da Secretaria de Segurança e de Justiça e Administração Penitenciária, como alegaram os oposicionistas. Segundo ele, há apenas dificuldades comuns à fase de transição, visto que historicamente essas atribuições nunca foram divididas.
Da:Assesseoria Alexandre Almeida

Nenhum comentário: