sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

''Decisão prejudica os pobres''

São Luís / Venda de antibióticos 09/12/2010 - 15h05
Dep.Pedro Fernandes, diz que a decisão vai prejudicar as populações de baixa renda do país.
imirante.com
BRASÍLIA - Desde o final de novembro, pacientes que precisam comprar medicamentos antibióticos devem deixar uma via da prescrição médica na farmácia. As novas regras seguem resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), publicada em outubro.
Muitos comemoraram, mas o deputado federal Pedro Fernandes (PTB-MA) acredita que esta decisão vai prejudicar as populações de baixa renda do país.
- Como a população vai ter acesso a antibióticos já conhecidos, com eficácia também já conhecida? Os pobres nordestinos vão ter de esperar os médicos, que aparecem a cada 15 dias, para receitar o antibiótico e, só então, ir à farmácia comprar o remédio - justificou o deputado.
Fernandes pediu que a Anvisa reveja a decisão e, além disso apelou para que a Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados equipare ou ao menos diminua as diferenças da despesa per capita com saúde que, segundo o parlamentar, para o Nordeste é um valor; para outros Estados mais ricos é outro valor muito maior.
- A saúde do povo brasileiro como fica? Essas pessoas estão sendo tratadas como brasileiros de terceira e quarta categorias. Estamos pedindo à Anvisa que reveja essa questão dos antibióticos e também estamos apelando à Comissão de Orçamento para que ao menos se diminuam as diferenças da despesa per capita Brasil afora - conclui Pedro Fernandes.
As informações são da Assessoria

Nenhum comentário: