segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estudante de Colinas será representado no Parlamento Juvenil do Mercosul

Aluno de Colinas Adão Randrson
Maranhão -16:06
Estudante do município de Colinas, é um dos 27 jovens brasileiros eleitos para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul.
O aluno Adão Randrson, do município de Colina, é um dos 27 jovens brasileiros eleitos para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul.
O aluno maranhense Adão Randrson, do Centro de Ensino João Pessoa, do município de Colina, é um dos 27 jovens brasileiros eleitos para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul. O estudante da rede pública estadual fará parte da primeira assembléia de jovens do Mercosul que acontece, em Montevidéu, no Uruguai, em outubro. Lá estarão também alunos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela.
O estudante foi selecionado pelo Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul/2010 para durante o Seminário do Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul/2010 que ocorreu, na terça-feira (14), em Brasília. Adão Randrson desembarcou nesta sexta-feira (17), no aeroporto Cunha Machado.
Em Brasília, além da discussão de temas como inclusão educativa, igualdade entre gêneros, participação juvenil, sociedade e meio ambiente, os alunos também participaram de oficinas preparatórias, debates e rodas de diálogos com foco na discussão do “ensino médio que queremos”.
Adão Randrson destacou que “esse primeiro encontro serviu para capacitar os estudantes que serão empossados no Parlamento Juvenil no Uruguai para estarem aptos a participar de vários outros encontros que serão realizados em todo o mundo,” ressaltou o estudante.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) selecionou, ao todo, três estudantes maranhenses observando uma série de critérios, entre eles, o bom desempenho escolar, liderança e algum tipo de experiência de participação social.
Participaram na etapa nacional 100 candidatos, sendo três por unidade da Federação e 19 que representam a diversidade (indígenas, quilombolas, jovens de comunidades populares, da Amazônia e do Semi-árido), esses selecionados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Para Ana Cristina Ribeiro, estudante quilombola do município de Cururupu, o mais importante no encontro foram as discussões voltadas para a realidade do dia a dia de cada comunidade envolvida. “Levantava-se os problemas e discutia-se a forma de solucioná-lo,” destacou Ana.
A professora Cleidiane Martins, que acompanhou os alunos na fase nacional em Brasília, destacou a importância da troca de experiências durante o encontro. ”Fiquei surpresa com a preparação e politização dos jovens na discussão das questões da educação brasileira,” enfatizou a professora.
Do conjunto de professores, nove serão escolhidos para ir a Montevidéu, sendo que cada professor será responsável por três alunos.
O Parlamento Juvenil do Mercosul segue o modelo do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Tanto a representação parlamentar como a juvenil tem 126 membros, 18 por país: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai e Venezuela. O calendário de reuniões e agenda de debates coincidentes, presidência rotativa, entre outros pontos.
Parlasul
No âmbito político, o Parlamento do Mercosul foi criado em 2005, mas começou sua atuação em 2007. É integrado por 18 representantes de cada país do bloco e, no caso do Brasil, é composto por deputados e senadores das cinco regiões. O estatuto do Parlasul prevê eleições diretas de seus membros e representação proporcional ao número de eleitores de cada país.

matéria:www.oimparcial.com.br/

Nenhum comentário: