quinta-feira, 8 de abril de 2010

BR 135 A RODOVIA DAS CRATERAS


PARAIBANO - A BR 135 continua com seus problemas e uma série de irregularidades que exigem dos motoristas atenção redobrada, principalmente nos 85 quilômetros entre Colinas-Paraibano-Orosimbo.
Mesmo com sinalização nova e recapeamento, alguns trechos não foram consertados, como por exemplo os vários buracos que invadem até a metade da pista em alguns trechos, a única sinalização próximo desses locais são, alguns pequenos pedaços de madeiras pintados de tinta reluzente fincado na pista e fitas zebradas ou então canaletas de sinalização (que foram destruídas pelos vândalos). Esse tipo de sinalização foi colocada desde o ano passado e continuam por lá desafiando a erosão dos buracos que já se transformam em crateras, exigindo duas coisas raras dos motoristas brasileiros, paciencia e prudência. A BR serve de transportes para mercadorias através de carretas e caminhões pesados e é aí que mora o perigo, os animais na pista, são comuns em trechos que não existe placa alertando sobre isso, outras situações de riscos são os habitantes de povoados a margem da BR 135, onde geralmente estão os buracos. Moradores desses povoados reclamam que esse problema existe há anos e nunca foi solucionado e que já ocorreram vítimas fatais, como mostra várias cruzes e sepulturas próximo desses locais. O trecho mais crítico fica no quilômetro 511, próximo ao povoado Santo Antonio entre Paraibano e Orosimbo, alí são 8 crateras tomando metade da pista. O transporte de passageiros é diário entre essas cidades e todos reclama dos perigos principalmente a noite quando a sinalização se torna insuficiente.
As placas do DNIT informam sobre as obras de revitalização, recuperação e restauração e manutenção da BR 135, e o valor da obra que foi de R$ 42,4 milhões, mas não existe informação sobre o término das obras, ficando a dúvida se o trabalho já foi completado ou se vai haver o conserto real da BR 135 nesses quilômetros.

Nenhum comentário: