O Serviço de Apoio as Médias e Pequenas Empresas – SEBRAE/Balsas, realizou nos dias 22, 23,24 de novembro, em Paraibano, capacitação para micro e pequenos empresários. A capacitação aconteceu na Unidade Escolar João Furtado Brito, durante a noite dos dias 22 e 23 e na tarde de sábado 24, sendo ministrada pelo consultor de empresas, Erivaldo Alves Fonseca, de Balsas, MA. No encontro, mais de 28 pessoas participaram, onde foi informado, a importância da satisfação do cliente e a atuação do profissional de atendimento e da empresa como um todo. O consultor Erivaldo Alves, mostrou as diferenças entre o que é “Atender bem” e “Tratar bem” no processo de busca de satisfação do cliente. Os participantes, também tiveram orientações de como reconhecer a importância de identificar os reais momentos que afetam o nível de satisfação da clientela e como listar as qualidades e características que devem compor o perfil do profissional de atendimento. No segundo encontro na noite de sexta (23), discutiram sobre como a percepção e expectativa do cliente, interfere na avaliação da empresa e como se desenvolve competências para compreender essas relações entre atendente e cliente, além de avaliar o poder de competitividade de sua empresa.
O que mais despertou interesse nos participantes do curso de
Atendimento ao Cliente do SEBRAE, foi sobre o despreparo dos profissionais, no quesito atendimento. O ítem foi intitulado na capacitação como: “Os sete pecados no atendimento”. Para o consultor Erivaldo Alves, “Quem atende a clientela, tem que primeiro entender as necessidades do cliente, para poder atender, sem esse conhecimento se comete muitas falhas” disse. O consultor listou que o primeiro pecado no atendimento parte do funcionário que geralmente não demonstra que se importa com o cliente. O consultor exemplificou a situação, o que levou alguns empresários participantes do curso a reconhecerem esse detalhe tão comum. Além do caso de desinteresse, outros erros são cometidos, como por exemplo o “desdém, robotismo, apego às normas e jogo de responsabilidade, entre outros. Alguns empresários identificaram que suas empresas cometem esses “pecados” e prometeram repará-los.
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O consultor de empresas Erivaldo Alves |
No último dia, na tarde de sábado (24) os participantes, aprenderem como lidar com situações e clientes difíceis e descobriram como acertar no atendimento. Os participantes tiveram conhecimentos sobre as principais recomendações da Norma ISO 10002:2005, relativa as questões de reclamações, técnicas e ferramentas adequadas ao tratamento de reclamações, como por exemplo, criar espaços e estratégias para ouvir queixas dos clientes e assim construir uma imagem sólida e positiva no mercado. Uma das frases mais lembradas pelos participantes, foi quando o consultor Erivaldo Alves disse que: “Em uma empresa, todos são atendentes e não apenas o vendedor”. Para o micro empresário Ludenrique Campos, responsável pela vinda do curso do SEBRAE à Paraibano, o empresariado local parece que despertou para importância de se reciclar. Conforme suas palavras, no primeiro encontro em agosto, apenas 8 pessoas compareceram, depois 12 e nesse encontro do dia 22 a 24, mais de 28 pessoas participaram, entre micro empresários, funcionários, demonstraram interesse em melhorar o atendimente e consequentemente as vendas. Ludenrique informou que o encontro, “
serve para abrir a mente dos empresários locais, que as vezes acham que sabem de tudo na arte de atender, mas que ainda precisam aprender muito, principalmente com a globalização e novas técnicas de satisfação ao cliente”. Para ele, a importância desse curso do SEBRAE em Paraibano, serve também para desenvolver a habilidade e a própria maneira de se atender bem o cliente. “O nível da presença dos empresários está cada vez melhor, isso mostra que estão abrindo a mente e buscando conhecimentos para sobreviver em um mercado que tem se tornado cada vez mais competitivo” avaliou Ludenrique. O micro empresário da Churrascaria e Restaurante Boi na Brasa, disse ainda que: “Os empresários devem perder o medo de aprender cada dia mais, pois o cliente é a razão da existência da empresa, e portanto, merece o melhor”. Ludenrique aproveitou a reportagem para fazer um convite aos demais empresários e pequenos comerciantes, que ainda não foram aos encontre, que procurem participar do curso e avisou que o próximo encontro está previsto para acontecer entre o dia 1º a 10 de dezembro, onde haverá uma palestra com técnicos do SEBRAE/BALSAS, que estarão explicando sobre os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequenas Empresa, para o comércio local.
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Ludenrique Campos, responsável pela vinda
do curso do SEBRAE à Paraibano ft:Lasan |
O sonho de Ludenrique Campos, é que futuramente, o município de Paraibano, tenha uma Associação Comercial e Empresarial, para alavancar o comércio local, haja vista, os clientes estão indo para outras cidades fazerem suas compras, o que cria uma situação difícil para Paraibano, pois o dinheiro deixa de circular na cidade. Aliás esse é o maior problema atualmente em Paraibano. As cidades de Colinas e São João dos Patos, por já terem associações e empresários mais unidos estão conseguindo atrair clientes de cidades menores e faturado bem. O empresário Arí Furtado, há pouco mais de duas semanas em um encontro com este blogueiro, fez a seguinte pergunta: “Por que, não se ver mais, dinheiro, circulando na cidade de Paraibano?”. Essa resposta foi explicada por Cecília Sallata, gestora da carteira de comércio varejista do SEBRAE de Balsas, em entrevista a Léo Lasan, que será publicada nesse final de semana. O micro empresário Ludenrique Campos, sinalizou que esse quadro deve melhorar, mas para isso é necessário maior interação entre os comerciantes de Paraibano, que devem lutar para se organizarem em uma associação: -“Já existe um grupo formado que considero uma semente para a criação e implantação dessa associação” confidenciou. “Com uma maior participação, em dezembro poderemos oficializar a associação, visando fortalecer o comércio do nosso município e gerar mais empregos”.finalizou.
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