sexta-feira, 13 de julho de 2012

O CANDIDATO E O DIPLOMA.


Pastos Bons - Neto Barros e Prof. Carlos Reis
Eles e elas são jovens, com grau de instrução superior, em diversas áreas e fazem o contrapeso de formação à prefeitos na região. Estamos falando dos candidato(a)s a vice-prefeito(a)s no médio sertão maranhense.O blog Paraibanomanews, foi pesquisar sobre o assunto, que grande parte do eleitorado brasileiro reclama: A falta de formação superior dos prefeitos no Brasil e especialmente  no
Paraibano: Dr. Hélder e Pitó
nordeste.  Em uma reportagem de Déborah Salves do portal http://noticias.terra.com.br/
com o título:"Nas principais capitais, 70% dos candidatos têm ensino superior", é informado que  em 2012, em apenas dez dos
São João dos Patos:
Elizamar e Dr. Waldenio
foto: Léo Lasan
maiores colégios eleitorais do Brasil, mais de 70% têm o curso superior.
Do restante, 15,5% começou a faculdade mas não terminou e 7,9%concluiu o 3º ano sem dar
continuidade
Paraibano: Rejany e Aparecida Furtado Foto:Lasan
aos estudos. As cidades em que, em média, 18% da população não
Paraibano: Dr. Bruno
 e Olivan  foto:Lasan
consegue chegar ao final do ensino 
fundamental têm apenas um candidato com esse grau de escolaridade, e outro chegou ao ensino médio mas não o concluiu. A reportagem do "Terra" entrevistou políticos no Ceará, Paraná, São Paulo e Rondônia. Muitos defenderam que política é mais que escolaridade, outros disseram que a formação confere "melhores condições (ao candidato) intelectuais de enfrentar o desafio" de estar à frente do executivo. 
Polêmicas a parte, o Paraibanomanews foi no site do TSE e fez uma pesquisa sobre o grau de instrução dos candidatos a prefeitos e vices nas principais cidades da região. Veja o resultado da pesquisa na internet: São João dos Patos foi a única cidade em que todos os candidatos a prefeito e vice tem o grau de ensino superior: A Coligação "O Trabalho Continua" que tem como candidatos o prefeito Waldenio da Silva Souza (15-PMDB) é formado em medicina e Elizamar Lima Sá (vice-) superior completo é professora do ensino médio. A coligação "Por Amor e Respeito a São João dos Patos" tem Aricelli Maria Lopes de Sá (10-PRB) com formação superior em farmácia e o seu vice Disney Nunes Teixeira, formado em odontologia. A coligação "Coragem Para Fazer o Novo" o cnadidato a prefeito Odívio da Silva Resende Neto (50-PSOL) tem cusro superior completo e o vice Leonardo A. Pereira, também tem superior completo. Em Colinas, são quatro candidatos a prefeitos, dois com ensino superior completo, um com ensino médio completo e outro com ensino fundamental completo, o mesmo se observa com os candidatos a vice. 
A coligação "Para Reconstruir Colinas" a candidata a prefeita Nina Ceres Couto de Melo (15-PMDB) é médica, já o seu vice Gonsalo Menese de Sousa tem ensino médio completo. A coligação O Melhor Para Colinas" tem a candidata Valmira Miranda Silva (12-PDT) com ensino médio, o mesmo grau de instrução do seu vice João Batista Macedo Costa Júnior, a outra coligação "O Povo Decide" o médico Antonio Carlos Pereira de Sousa, tem a psicóloga Shamia Socorro Madeira de Sousa como vice, e por último a coligação "A Força do Povo é Maior" o candidato Antonio Reinaldo de Sousa (22-PR) tem o ensino fundamental completo e o seu vice Genilson Munis Oliveira Rosa tem o superior completo. 
Em Pastos Bons a disputa está entre dois grupos. A coligação "Unidos Pelo Progresso" traz a candidata Irene Gonsalo de Sousa (43-PV) que tem superior completo e o seu vice Macson Mota Sá é engenheiro com superior completo, a outra coligação "Povo Livre" tem como candidato a prefeito, José Neto Barros (23-PPS) que não completou o ensino fundamental, mas para compensar o seu vice é o mestre em filosofia com formação no Rio Grande do Sul, Professor Carlos Reis Ribeiro de Sousa.
Em Paraibano a prefeitura está sendo disputada por 3 candidatos. A coligação "Paraibano em Suas Mãos" de Maria Aparecida Queiroz Furtado (43-PV) tem ensino médio completo, e tem como vice a assistente social Rejany Sá Gomes Correia Dias, a coligação "A Hora é Agora, Paraibano Livre" do candidato Sebastião Pereira de Sousa (Pitó) que tem o ensino fundamental imcompleto, e como vice o médico, Hélder do Espírito Santo França, já a coligação "A Força das Novas Idéias" o candidato Olivan Paulo Coêlho Pereira tem ensino médio completo e o seu vice Bruno Furtado de Sousa tem superior completo em direito. Nas 4 cidades pesquisadas pelo Paraibanomanews, estão registrados para disputar as próximas eleições, um total de 201 candidatos a vereadores, o que se observa que a maioria, não tem o ensino superior.
O Blog Paraibanomanews, não pretende de forma alguma denegrir a imagem de nenhum candidato, o objetivo é apenas levar ao conhecimento dos eleitores as informações sobre a escolaridade de cada um. A formação dos candidatos na região do médio sertão maranhense apesar de não refletir os níveis de instrução dos municípios (principalmente do jovens que nos últimos anos tem mudado o cenário da educação), é uma boa amostra, de que eles, os candidatos, principalmente os mais experientes, estão se unindo a vice-prefeitos jovens e com o grau de instrução melhor. A esperança é que esses jovens consigam influenciar em decisões políticas, que ainda são aplicadas (em boa parte) de forma arcaica. Que  esses mesmos jovens ao chegar no poder mostrem que o mundo mudou e que é preciso avançar rumo a uma sociedade mais justa e igualitária. O Blog acredita que diploma é importante, mas a ética, o amor ao próximo e o respeito à coisa pública é o importante. (Léo Lasan).

Nenhum comentário: