terça-feira, 14 de maio de 2013

FAÇA BONITO E AJUDE A COMBATER O ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nesse Dia 18 de Maio se comera o 13º ano de mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. O Dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 13 anos muitos municípios do nosso país.
Em Paraibano, o lançamento do Projeto "FAÇA BONITO" foi realizado nesta segunda-feira(13) de Março, na Escola Municipal Sarney Costa, no bairro da Substação. A assitente social Suzy Cristinni, a psicóloga Edvânia Madeira, as conselheiras tutelares Ana Pereira e Nayra Cristina, diretores, coordenadores e professoras , reuniram crianças do turno vespertino no auditório da escola, onde foi realizada uma palestra sobre a mobilização, que durante esta semana atingirá todas as escolas do município. O Projeto tem o apoio da Prefeitura de Paraibano, Secretaria Mun. da Assitência Social, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar,  e do Blog Paraibanomanews. No encontro com as crianças, a maioria na faixa etária dos 05
aos 12 anos, a assitente social Suzy Cristinni, falou do projeto, orientou as crianças sobre os cuidados que devem ter com pessoas mal intencionadas, e alertou que todas as crianças ao serem molestadas devem denunciar para alguém de sua confiança ou ligar para o telefone nº 100 do disque denúncias. Sempre em uma linguagem fácil de ser entendida pelo público infantil, a assitente social procurava despertar nas crianças a coragem para que não se calem se por acaso alguma fosse abusada sexualmente. Foi veiculado imagens em data show, mostrando as várias situações em que as crianças estão sujeitas aos assédios, abusos, etc. Mostrou quais são os tipos mais comuns de abusos sexuais contra menores. Apesar do número ser de crianças, algumas ficaram curiosas e respondiam as perguntas da palestrante. A secretária municipal da assistência social e psicóloga Edvânia Coêlho Madeira, falou sobre os sinais físicos e psicológicos visíveis em crianças que sofrem abusos sexuais. A psicóloga explicou sobre o significado do símbolo da flor no material de propaganda da campanha "Faça Bonito" e perguntou para a criançada o que devemos fazer com as flores  (a flor é a
imagem da campanha). A meninada respondeu que devemos cuidar para que cresça bonita. A psicóloga disse que essa era a intenção da campanha, que as crianças cresçam bonitas e saudáveis, sem traumas. Edvânia explicou que as crianças devem prestar atenção em outras pessoas que as tocam fisicamente, e que existe lugares nos quais não devemos deixar ninguém tocá-los, a não ser a mamãe na hora do banho...A psicóloga perguntou se era certa as crianças andarem de calcinhas nas ruas. A meninada respondeu que "não". Edvânia orientou que as crianças não devem aceitar presentes de estranhos, ou dinheiros, balas, sem a presença dos pais. Perguntou se as crianças ao desconfiarem que alguém os quer fazer mal o que devem fazer? As crianças disseram que devem procurar a polícia. A psicóloga mostrou também que as crianças devem ligar para o telefone 100 do disque denúncia. Edvânia  pediu aos professores que observem os sinais físicos e psíquicos nas crianças ao chegarem na escola, observem o comportamento, se há marcas de agressões nos alunos e que ao sentirem algo estranho, que procurem conversar com a criança ou procurar as autoridades para orientações. Edvânia explicou que um dos principais sinais de abusos sexuais é o medo. O medo em suas várias formas. O medo de denunciar o agressor por medo de ameaças. Também revelou que há muitos casos de abusos sexuais que partem das próprias famílias, padrastos, tios, etc. Mas que o agressor sexual pode ser qualquer pessoa. A conselheira Tutelar Nayra Cristina mostrou o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA. A assitente social Suzy Cristinni encerrou a palestra pedindo que as crianças tenha atenção com essa situação que pode surgir até mesmo dentro das famílias.
PARA ENTENDER
A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.  Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.
QUALQUER PESSOA PODE DENUNCIAR CASOS DE ABUSOS SEXUAIS CONTRA CRIANÇA. O TELEFONE É DO DISQUE DENÚNCIA: 100.  A ligação é anônima.  

Um comentário:

xuri_nick disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.