sábado, 6 de março de 2010

SUCESSO TOTAL NA 1ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES



Mais de 300 pessoas participaram, sexta-feira (05/03)no salão paroquial Irmâ Gemma Rover, da 1ª Conferência Municipal das Cidades de Paraibano. A solenidade de abertura contou com autoridades municipais, entre as quais: Sebastião Pitó (prefeito) Ferdinan Vieira (secretário de finanças) Maria Helena Carneiro (secretária de administração) Sâmia Albuquerque de Sousa Brito (sec. de Obras,Transportes e Serviços Urbanos) Oswaldo Coelho (secretário geral da administração) Inara Pereira (sec. da assistência social) Francilene Ferreira (sec. de saúde) Vanessa Furtado (sec. de educação) Júlio César Guimarães (sec. de agricultura) Lêda Pereira (sec. da juventude) as vereadoras Ana Célia, Valdênia Sá, Antonia Luiza, e o vereador Getúlio Noleto. Contou ainda com a presença da palestrante do Conselho Estadual das Cidades, sra. Maria Cléa e os avaliadores da conferência o jornalista Ronald e Mayara Chaves. Compareceram representantes de vários segmentos da sociedade: associações de moradores, sindicatos, empresários, profissionais de saúde e educação, evangélicos, etc.

Após a execução dos hinos nacional e municipal, houve apresentação cultural de capoeira da Ong Pastoral do Menor e exposição de pintura a óleo de crianças da mesma organização não governamental. A abertura oficial foi feita pelo prefeito Sebastião Pitó, que destacou a importância dessa primeira conferência da cidade em Paraibano, falando sobre o desenvolvimento que um evento dessa magnitude, proporciona ao município. O prefeito pediu maior participação da população nas diretrizes para o futuro da cidade. Ferdinan Vieira (sec. de finanças e coordenador Geral da Conferência) disse que a 1ª Conferência Municipal das Cidade de Paraibano, é um espaço democrático aonde um grupo de pessoas busca discutir e procurar soluções para os problemas da cidade. A palestrante Maria Cléa de Jesus(CONCIDADES-MA.) destacou o lema da conferência :“Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática,Participativa e Controle Social” em seguida a secretária municipal de obras transportes e serviços urbanos, Sâmia Albuquerque de Sousa Brito, fez uma explanação sobre o tema da conferência: “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”.O secretário adjunto de saúde Antonio Cláudio leu o regimento interno da conferência e colocou em votação que foi aprovado. Após um intervalo, foi reiniciada a conferência, com a formação de grupos para debate dos eixos propostos.

Quatro pontos considerados eixos, foram colocados para discussões entre os participantes. As questões foram:

Eixo 01: “Criação e Implementação do Conselho Municipal da cidade de Paraibano” Eixo 02: “Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano” Eixo 03: “A integração da política urbana no território: política fundiária, habitação,segurança,saneamento e meio-ambiente” eixo 04: Relação entre os programas governamentais, como PAC e Minha Casa Minha Vida – e a política de desenvolvimento urbano”. Todos os eixos foram amplamente discutidos e as diretrizes (propostas) dos grupos (oficinas) foram apresentados e votados. A conferência terminou na parte da tarde com a eleição de cinco delegados para representação na Conferência Estadual das Cidades do Maranhão. Conforme palavras da palestrante Maria Cléa, a conferência de Paraibano, foi a maior em número de participantes e de discussões mais bem elaboradas e democráticas de todas as conferências da região.

Nenhum comentário: