sábado, 27 de março de 2010

Renato Russo, 50 Anos


Como em nossa região o conhecimento musical é limitado a forró e bregas de gostos duvidosos, é bom de vez em quando soprar uma brisa de cultura, até mesmos para aqueles que se dizem "antenados", pois é, neste sábado dia 27,Renato Russo completaria meio século...Renato e sua banda Legião Urbana, surgiu na década de 80, quando houve um boom do rock no Brasil influenciados pelas bandas inglesas e americanas e jornalismo da revista BIZZ (alô Gil?)...Eu particularmente não sou muito fâ da Legião e nem do Renato,eles me parecem uma cópia da banda inglesa The Smiths , e Renato Russo uma paródia do backing vocals da mesma banda,o cantor Morrissey, inclusive nos trejeitos de cantar e na opção sexual...Aliás a maioria das bandas brasileiras da época de 80, tinham as bandas de fora como inspiração, coisa de país colonizado...Mas essa é a minha opinião, o que não deve influenciar o inúmero de fãs do cantor brasiliense...Afinal mesmo depois de 14 anos do falecimento, Renato Manfredini Jr. e da sua banda, já venderam mais de 14 milhões de cópias. Por mês, vendem entre dez e 15 mil. É, provavelmente, o artista brasileiro morto que mais vende discos. então merece respeito.
Por isso,sábado dia 27/03, quando Renato Russo completaria 50 anos, nada mais previsível do que, além de merecidas homenagens na mídia, a indústria fonográfica queira faturar mais um pouco. E vale ressaltar: com o aval dos herdeiros.Idealizado pelo jornalista Marcelo Fróes, chega às lojas dia 1º, quinta-feira, o CD Renato Russo-Duetos (EMI). Em produção desde 2009, o projeto reúne o cantor e artistas dos mais diferentes gêneros, em encontros póstumos e/ou gravações resgatadas dos acervos dos familiares de Renato e dos convidados.Muitos são os cantores que fazem duetos neste cd,Fernanda Takay do grupo mineiro Pato Fu,Caetano Veloso,a italiana Laura Pausini,Marisa Monte,Paulo Ricardo,Erasmo Carlos,Herbert Vianna,Adriana Calcanhoto, e claro Cássia Eller...
Nenhum roqueiro brasileiro conseguiu traduzir o espírito teen, suas angústias, desencontros e amores, com tamanha precisão e beleza quanto Renato Russo.
A reportagem completa você pode acessar no portal do Correio da Bahia.

Nenhum comentário: