sábado, 7 de novembro de 2009

informação


LIXO É CARTÃO DE VISITA DAS CIDADES

O maior problema ambiental das cidades no mundo é o lixo. Quando se trata das cidades brasileiras, a situação piora. Nas capitais o volume de lixo jogado nas ruas mostra a educação do nosso povo com o meio ambiente. Nas cidades do interior onde não existem lixeiras suficientes para o descarte do lixo e os serviços de limpeza urbana são falhos e aterros sanitários não existem, a população joga o lixo na natureza achando que os ventos e chuvas destruirão a sujeira... Uma das imagens mais comuns no Brasil, são os lixões nas entradas e saídas das cidades...A tal ponto de nem precisarmos mais consultar as placas das BRs para sabermos se estamos próximos de alguma “civilização” ... Basta observarmos um lixão.Pronto: estamos entrando em uma cidade brasileira. Hoje em vez das placas de boas vindas nas entradas das cidades, o lixo e urubus nos recepcionam primeiro. É uma vergonha. Até nos locais que deveria ensinar sobre preservação do meio-ambiente, nota-se a falta de educação, na maioria das escolas, o pátio é depósito de papeis e embalagens plásticas e lixeira é artigo de luxo...
Como se não bastasse a poluição dos resíduos sólido, o desmatamento da Amazônia Legal mostra que foram destruídos 57 quilômetros quadrados em março e 121 quilômetros quadrados em abril deste ano, e as madereiras do Pará há muito desembarcaram no Maranhão e barganham água potável por madeiras em um município do sul estado.
Como resposta, a natureza avança o leito dos rios que alagam cidades e plantações. E quando a natureza cansada tira um cochilo, o homem volta e continua a destruí-la.

Leo Lasan – Paraibano-MA.

Nenhum comentário: