Cecília Salata do SEBRAE Foto:Léo Lasan |
O SEBRAE (Balsas) realizou ação para capacitação e consultoria em gestão com empresários de Paraibano. O encontro aconteceu na Câmara Municipal, sexta-feira (10), das 19:30 às 21:00 horas e faz parte do Projeto de Fortalecimento do Varejo no Sertão Maranhense, voltado para pequenas empresas de comércio varejista e empreendedores individuais da região. O curso está sendo realizado nas cidades de Burití Bravo, Colinas, Paraibano, São Domingos do Maranhão e São João dos Patos e tem por objetivo, aumentar a competividade das empresas dessa região, no mercado local e regional em que atuam. A gestora de projetos do SEBRAE de Balsas, Maria Cecília Salata, acompanhada do coordenador do SEBRAE de São João dos Patos, Valdecir, veio à Paraibano para mostrar o escopo do curso. Cecília informou que o curso vai até 2015 e pediu maior compromisso e participação dos empresários cadastrados para comparecerem aos encontros que terá a seguinte programação para este ano: Em agosto terá a disciplina: Aprender a Empreender. Em setembro: Curso de Atendimento ao Cliente (empresário). Em outubro: Atendimento ao Cliente (funcionário) e em novembro: Curso de Técnicas de Vendas. Além desses cursos o SEBRAE terá ação de capacitação e consultoria tecnológica, onde orientará os empresários sobre Informatização e Automação. No encontro desta sexta (10) em Paraibano, foi explicado como o empresário deve ter focos estratégicos, como por exemplo, a diminuição do grau de inadimplência (o famoso "fiado") e a fidelização do cliente, o que mais se busca hoje no comércio. Outra temática repassada por Cecília Salata, foi sobre as premissas, como a disposição dos empresários para a mudança de postura e visão de trabalho conjunto de todos os envolvidos, etc. Para o empresário Ludenrique Queiroz, o curso do SEBRAE, vai trazer novas formas e tecnologias para que o comércio local se atualize:-"O curso serve para trazer de volta, o empresário para a sala de aula, para ver as ações que não são percebidas no dia a dia, resolvê-las e assim, evoluir, alcançando o sucesso maior para a sua empresa". Para a gestora do projeto, Maria Cecília Salata, os resultados esperados, são: Aumentar o volume de vendas, aumentar também o grau de satisfação do cliente. Com a implantação do controle de gerenciamento nas empresas, diminui a inadimplência e torna um caminho mais favorável para o sucesso nas vendas. Dentro do curso, cada empresário terá chance de indicar um funcionário para aprender tecnologias de vendas. Em Paraibano 20 empresários se cadastraram, mas ainda falta um pouco de conhecimento sobre a importância do curso. Na noite de sexta-feira, compareceram apenas 8 empresários. Para um dos presentes ao encontro, boa parte do empresariado local, ainda tem a idéia que comércio se faz à moda antiga, da anotação em caderneta e vizinhança. Não perceberam que a tecnologia chegou ao comércio da cidade e que precisam se reciclar: "Hoje o cliente quer bom atendimento e qualidade no que está comprando, e em um mundo em que a tecnologia aparece a todo momento não se deve ficar parado no tempo." disse um empresário local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário