segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FILHO DO FUNDADOR DE PARAIBANO COMPLETA 82 ANOS E RECEBE FESTA

A igreja São Sebastião, ficou pequena, na manhã deste domingo, 20/11, para receber tantos convidados para comemorar os 82 anos do senhor Otávio Coêlho. Filho de Faustino José de Sousa(primeiro morador de Paraibano), Otávio teve missa em sua homenagem, na primeira capela da cidade, celebrada pelo padre Raimundo. Todos os filhos e filhas de seu Otávio e dona Eurides, vieram de
diversos estados do Brasil, com seus mais de 15 netos para comemorar o "niver".  Além dos muitos amigos, autoridades, etc. A festa muito bem organizada pelos filhos, teve café da manhã, churrasco, bebidas, almoço e claro!! Parabéns e o corte do bolo. Para receber os convidados, a família preparou um ambiente bucólico decorado com tendas e mesas ao ar livre no quintal da casa, sob frondosas mangueiras cheinhas da fruta. A atenção dos filhos e filhas de seu Otávio, era um capítulo à parte deixando todos a vontade. Muita fartura e alegria irradiava o local. Em um momento simbólico o senhor Otávio Coêlho, colocou uma cruz com o nome de seu pai Faustino, em espaço no fundo do quintal:"Quero marcar o local onde meu pai fundou a cidade, onde morreu e onde eu nascir e criei minha família" disse emocionado seu Otávio.

Em outro momento de emoção, houve homenagens dedicada pelos familiares ao pai, o advogado Dr. Francisco Coêlho, lembrou da história de seu avô, lembrando que em 1899, Campos Salles na época  presidente dos Estados Unidos do Brasil  através de uma carta patente nomeou Faustino José de Souza, como capitão do 1º Esquadrão do 7º Regimento da Cavalaria da Guarda Regional da Comarca de Pastos Bons no Maranhão.(o blog Paraibanomanews adquiriu cópia do documento e publica na próxima reportagem).

Houve outros depoimentos, um que chamou a atenção foi o discurso de Olivan Coêlho, bisneto de Faustino, pela solitação que seja reconhecido na história de Paraibano o real valor de Faustino, não apenas como morador, mas como herói.  
O estudante de direito Fraancimário, de Pastos Bons, fez exaltações à família e a professora Dolores, emocionou os convidados quando falou da juventude de Otávio, da boa criação dos filhos e de sua vontade de ter sido registrada como paraibanense, que por um capricho do escrivão a registrou como filha de Pastos Bons, mas que seu coração era de Paraibano, pois havia nascido nos Tucuns, município de Paraibano. Muitos convidados, elogiaram o aniversário e além dos familiares e parentes, marcaram presença, Dr. Jetro Raposo e Dra. Franciléa, os ex-prefeitos Divaldo Coêlho e Dário Reis, sêu Rosinha, delegado Antonio Luis Ribeiro e sua mãe, secretários municipais Cruz e Leda, Doraci Furtado e esposo,  sêu Lôsa e esposa, Mariinha e Zé Gomes, Tonho Velho, Washington e esposa,Vanessa e Bira, Carol e Aldo, Carlinho Baratão, Bididim e filhos, Toquinha, Vereador Chico Everton, Vanda e Socorro Ribeiro e família, Raimundo da Farmácia e esposa, Darinho e Júlia, Vítor, etc. 
De Pastos Bons vieram seu Felinto, que também era aniversariante do dia e comemorou com seu Otávio, os empresários Marquete e sua esposa  Katiúscia, e muitos outros convidados. A festa foi animada pelo som automotivo do Erivaldo da DAncetteria Metrópoles. Apesar da chuva que ameaçava esfriar os ânimos dos convidados, São Pedro colaborou e o clima foi propício para a felicidade de quem estava no evento desde as 6:30 da manhã até as 19:30 da noite. Seu Otávio, feliz pelas homenagens foi dormir com o coração cheio de felicidades, pelo carinho da família e de todos os amigos. Parabéns. (O blog Paraibanomanews, convidado para o evento, está preparando vídeos para postar).

Nenhum comentário: