quarta-feira, 17 de novembro de 2010

COMEMORADO O DIA MUNDIAL DO DIABETES EM PARAIBANO



Uma caminhada de combate ao diabetes foi realizada nesta terça-feira (16/11) pela Secretaria Municipal de Saúde de Paraibano em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes. Mais de 100 pessoas, a maioria da terceira idade, participaram da caminhada que partiu da praça em frente ao Banco do Brasil em direção a Praça Sérgio Coêlho. Antes,foi realizado um alongamento e aquecimento orientado pela educadora física Deusilene Diniz. A caminhada contou com a participação do prefeito de Paraibano,Sebastião Pitó, da primeira-dama Dalva Pereira, do presidente da Câmara, Jardem Sousa, dos vereadores Getúlio Noleto e Ana Célia, da secretária municipal de saúde, Francilene Carvalho, de todas as secretárias municipais, dos idosos do Centro de Covivência dos Idosos, profissionais do NASF, NMES,CRAS,e PSFs, de adultos e jovens.
Na chegada a praça Sérgio Coêlho, o educador físico do NASF, Magnus David, promoveu exercícios de relaxamento e em seguida a secretária de saúde agradeceu a todos, explicando a importância da atividade física e alimentação para o controle da Diabetes. A coordenadora de PSFS Antonia de Kássia, fez uma explanação sobre a situação da diabetes no município, e houve Palestra sobre a causa e prevenção da Diabetes com as enfermeiras Ruth e Vanessa, e a médica do PSf da Substação, Dra. Safira Leal Luz, que aprofundou o tema, dando destaque para os principais sintomas da doença e prevenções.
Durante o evento, o prefeito alertou a população para os cuidados de se evitar a diabetes. “Eu até bem pouco tempo, imaginava que não tinha doença nenhuma, e há poucos dias, percebí do que a diabetes é capaz, quando tive que acompanhar meu genro Cruz, em tratamento de saúde devido a essa doença terrível, por isso, sei a importância da prevenção, dos cuidados que todos devem ter. Eu faço exercícios, faço caminhada todas as manhãs,no povoado Poço Verde.” disse Sebastião Pitó.
As médicas Dra. Franciléa da Costa Neves e Dra. Safira Leal Luz, além de enfermeiras, fisioterapeutas, psicóloga, assistente social, técnicos de enfermagens,atenderam pacientes, aferindo a pressão,fazendo teste de glicemia, vacinas,etc. O trabalho foi realizado por essas equipes multiprofissionais que repassaram ao público orientações sobre a importância da educação em diabetes.Durante essas ações, foi servido um lanche com biscoitos, sucos e frutas. Para a secretária de saúde Francilene Carvalho, o Dia Mundial do Diabetes, realizado em Paraibano, teve o objetivo alcançado,promovendo a educação como forma indispensável para a prevenção de complicações do diabetes.

Nenhum comentário: