Reportagem exclusiva:Léo Lasan/Paraibanomanews.
Comício do 15/Parque da Bandeira foto:Lasan |
Os dois arrastões e comícios, acontecidos no sábado (22) em São João dos Patos, devem agitar, e muito, o cenário político naquela cidade. A massa de eleitores que foi apoiar seus candidatos na noite daquele dia foi surpreendente. Agitação, barulho, provocações e muito trabalho para a Polícia Militar, transformaram a pacata noite de São João dos Patos, em local de torcidas organizadas. A semana política na cidade foi mesmo agitada, aconteceram muitas situações tristes, com o falecimentos de pessoas ilustres de São João dos Patos, a exemplo a morte da avó do candidato Dr. Waldênio (no domingo 16) de Sandra Queiroz (irmã da candidata e ex-prefeita de Paraibano, Aparecida Queiroz) no dia 21, no sábado 22, morreu o sr. Zacarias e outro senhor, ambos colaboradores da campanha de Waldênio, além de uma agressão física a um parente de uma candidata à vereadora pela coligação “O Trabalho Continua”. Foram adiados eventos como cavalgada do 15 e carreata de ambas as coligações. O candidato Dr. Waldênio em seu discurso pediu a todos que estavam no local do comício, que se dessem as mãos e rezassem a oração do “Pai e Nosso” em respeito e solidariedade às famílias das vítimas.
Comício do 10- Bairro Santiago foto:Rikardin |
Apesar da rivalidade, observe na foto duas eleitoras opositoras dançando juntas. Belo exemplo. Foto:Láo Lasan / Paraibanomanews |
No comício da coligação “O Trabalho Continua” do candidato Dr. Waldênio (PMDB) 15, uma verdadeira estrutura de palco, luz e som, mostrava o profissionalismo com que a coligação investiu. O palanque ficou pequeno para tantos convidados. A praça ficou diminuta para tanta gente.Os candidatos estavam emocionados com a presença do povo. Dr. Waldênio, não parava, à todo momento posando para fotos, debatendo com convidados e abraçando pessoas.O prefeito Zé Mário, conversando com candidatos, profissionais de imprensa, técnicos e assessores de campanha. Uma das pessoas que mais teve trabalho naquela noite, foi o segurança da escada que dava acesso ao palanque. Ele teve que administrar dezenas de pessoas que queriam subir ao local para abraçar os candidatos e que poderia atrapalhar a dinâmica do cronograma político da noite. Nos discursos, a candidata a vereadora Dani, afirmou que desejava ser represntante da juventude na Câmara Municipal. Além delas outros candidatos discursaram(os discursos você lerá a tarde neste blog).
O colaborador Rikardin, quase no final do comício do 15, registrou a presença de uma senhora com camisa do verde (10), próximo a um bar debatendo com um eleitor do vermelho (15). O vermelho irônico disse: É 15 Torando!. No que a senhora responde: “É 10 tinindo, nem que tóre!”. O vermelho rindo na companhia de amigos fala:”Vai Tórar!!”. É esse o clima de disputa em São João dos Patos. Mas vale ressaltar, que todas essas provocações são feitas de forma normal, sem agressões físicas, o que só engrandece a democracia naquela cidade, ao contrários de outros municípios vizinhos, em que a população tem medo de falar, por medo de perseguições futuras. Aliás o medo político por parte dos eleitores em algumas cidades dessa região é notório, apesar de ser disfarçado e relembra políticas de coronelismo ou militarismo de um Brasil arcaico. Uma pena que ainda aconteça. Quem sabe um dia, em algumas cidades dessa região se possa ouvir do povo a frase do discurso de posse do ex-presidente Lula, quando disse: “A Esperança Venceu O Medo”. Pelo menos em São João dos Patos, isso já acontece. Liberdade de expressão, em outras palavras, democracia.
Reportagem:Léo Lasan
Nenhum comentário:
Postar um comentário