Viva Cidadão - 21 milhões de atendimentos. Criado em 1998, o Viva Cidadão, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direito Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), esteve desde o dia 7 até esta segunda-feira,18 de junho, em São João dos Patos, onde realizou mais de 2 mil atendimentos, facilitando o acesso da comunidade da região em ações como a retirada de identidades, CPF e Carteira de Trabalho, entre outros documentos. A Unidade do Viva Cidadão foi instalada em frente ao Estádio Celsão, contando com 9 profissionais que atendiam em média 90 pessoas por dia. A equipe foi coordenada pelo jovem Kerles Barros, com os atendentes Ubiracy da Jaguarena, Eliane Rita Correia, Maria Canuta, Maria das Graças Almeida, Paulo Sérgio, Daniel César e Paulo. Seguindo o padrão de atendimento do Viva Cidadão, os profissionais recebiam as pessoas orientando-as como proceder para tirar seus documentos, sempre com cordialidade, tratando cada pessoa com humanização. Kerles Barros, chefe de execução da unidade do Viva Cidadão, disse ao Paraibanomanews, que uma das dificuldades encontradas nesse trabalho, são os erros de grafias nos nomes, cometidos em certidões de nascimentos, emitidos pelos cartórios da região. Após essas observações, o Viva Cidadão, orienta às pessoas a procurarem esses cartórios para corrigir o problema. Kerles, revelou que o trabalho de resolver com agilidade a documentação das pessoas é muito gratificante, principalmente por ver o resultado mais próximo dos cidadãos de forma rápida e eficiente. No sábado, 16, o Paraibanomanews registrou o trabalho dos profissionais do Viva Cidadão, em São João dos Patos, na parte da manhã. A procura foi grande, e incluia desde bebê de colo a idosos com mais de 90 anos, caiderantes, etc. De forma educada o atendente Ubiracy da Jaguarena, acolheu a todos, fez orientações, tirou dúvidas e tranquilizou muitos que estavam alí desde as 5 horas da manhã, para serem atendidos às 8 horas. O trabalho aconteceu de forma pacífica e foi reconhecido pelos cidadãos presentes. A senhora Maria da Conceição, de 93 anos, que viajou 40 quilômetros, de Paraibano a São João dos Patos, disse que durante todas essas décadas não tinha tirado a identidade e essa era a ocasião de conseguir. Perguntada por que não tinha os documentos, Dona Maria, que é moradora da Vila Leão em Paraibano, disse, que devido a sua idade, era aconselhada que não precisava mais do documento, pois já era muito idosa. Mas a senhora de 93 anos, mostrou que não importa a idade para dar bons exemplos. Outra senhora, cadeirante, compareceu ao local, também vinda do interior, assim como muitas outras pessoas de cidades vizinhas. A atendente Maria Canuta, se surpreendeu pela força de vontade dessas pessoas em mostrar o exemplo de cidadania. Os profissionais do Viva Cidadão, elogiaram a forma educada como as pessoas buscavam a prestação de serviço do orgão.
VIVA CIDADÃO EM PARAIBANO
Kerles Barbosa chefe de execução da unidade do Viva Cidadão que atendeu em São João dos Patos, disse que do dia 20 a 30 de junho, estarão em Sucupira do Riachão e que no dia 5 até o dia 16 de julho estarão em Paraibano, depois disso seguirão para Pastos Bons. Kerles pediu a colaboração do Blog Paraibanomanews, para divulgação da chegada do Viva Cidadão e entregou ao jornalista Léo Lasan, a lista de orientações e documentos aos quais cada pessoa deve levar, para retirada de documentos, no dia em que o Viva Cidadão estiver na cidade.O Paraibanomanews, publica a lista no decorrer desta semana.
VIVA CIDADÃO
Somente em abril deste ano, 188.433 pessoas receberam algum tipo de atendimento em uma das 27 unidades (fixas ou móveis). As unidades são divididas em: 12 Fixas (Praia Grande, João Paulo, Jaracati, Imperatriz, Carolina, Presidente Dutra, São Bento, Caxias, Balsas, Açailândia, Santa Inês, Pinheiro), três Anexos que são Unidades de pequeno porte (São José de Ribamar, Maternidade Marly Sarney e Benedito Leite) e 12 Móveis (nove Rodoviárias, uma Ferroviária e duas Alternativas). De acordo com o gráfico de atendimentos das unidades do Viva Cidadão, de fevereiro de 1998, quando foi instalado, até abril deste ano, foram realizados 21.031.224 atendimentos. A população atendida aprova o trabalho. “É bem perto da minha casa, dá para resolver diversas coisas em pouco tempo”, afirmou a dona de casa Elizabeth Cardoso, moradora do João Paulo, bairro na capital maranhense. Acompanhamento
O Viva Cidadão possui um sistema permanente de acompanhamento e avaliação de todas as suas ações para corrigir e prevenir possíveis falhas ou distorções, potencializando os resultados das áreas de Gestão e da prestação de serviços, sendo assim certificado com o ISO 9001:2008, de Qualidade no atendimento, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “O Governo do Estado está trabalhando para que o maranhense tenha cada vez mais acesso aos seus direitos, prova disso é o fortalecimento dos Vivas e o resultado do trabalho desempenhado pelas equipes. A Sedihc, agora responsável pela Gerência do Viva Cidadão, continuará empenhada para garantir mais cidadania a toda a população”, finalizou a Luiza Oliveira, secretária de Estado de Direitos Humanos Assistência Social e Cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário