terça-feira, 30 de março de 2010
EXEMPLOS
sábado, 27 de março de 2010
Renato Russo, 50 Anos
Como em nossa região o conhecimento musical é limitado a forró e bregas de gostos duvidosos, é bom de vez em quando soprar uma brisa de cultura, até mesmos para aqueles que se dizem "antenados", pois é, neste sábado dia 27,Renato Russo completaria meio século...Renato e sua banda Legião Urbana, surgiu na década de 80, quando houve um boom do rock no Brasil influenciados pelas bandas inglesas e americanas e jornalismo da revista BIZZ (alô Gil?)...Eu particularmente não sou muito fâ da Legião e nem do Renato,eles me parecem uma cópia da banda inglesa The Smiths , e Renato Russo uma paródia do backing vocals da mesma banda,o cantor Morrissey, inclusive nos trejeitos de cantar e na opção sexual...Aliás a maioria das bandas brasileiras da época de 80, tinham as bandas de fora como inspiração, coisa de país colonizado...Mas essa é a minha opinião, o que não deve influenciar o inúmero de fãs do cantor brasiliense...Afinal mesmo depois de 14 anos do falecimento, Renato Manfredini Jr. e da sua banda, já venderam mais de 14 milhões de cópias. Por mês, vendem entre dez e 15 mil. É, provavelmente, o artista brasileiro morto que mais vende discos. então merece respeito.
Por isso,sábado dia 27/03, quando Renato Russo completaria 50 anos, nada mais previsível do que, além de merecidas homenagens na mídia, a indústria fonográfica queira faturar mais um pouco. E vale ressaltar: com o aval dos herdeiros.Idealizado pelo jornalista Marcelo Fróes, chega às lojas dia 1º, quinta-feira, o CD Renato Russo-Duetos (EMI). Em produção desde 2009, o projeto reúne o cantor e artistas dos mais diferentes gêneros, em encontros póstumos e/ou gravações resgatadas dos acervos dos familiares de Renato e dos convidados.Muitos são os cantores que fazem duetos neste cd,Fernanda Takay do grupo mineiro Pato Fu,Caetano Veloso,a italiana Laura Pausini,Marisa Monte,Paulo Ricardo,Erasmo Carlos,Herbert Vianna,Adriana Calcanhoto, e claro Cássia Eller...
Nenhum roqueiro brasileiro conseguiu traduzir o espírito teen, suas angústias, desencontros e amores, com tamanha precisão e beleza quanto Renato Russo.
A reportagem completa você pode acessar no portal do Correio da Bahia.
quinta-feira, 25 de março de 2010
VISITE LEO LASAN CARTUNS
terça-feira, 23 de março de 2010
DENGUE
A chuva que cai em Paraibano toda madrugada,invadiu a manhã desta terça-feira 23, provocando a adiação da Campanha da Semana "D" de Combate a Dengue em Paraibano, no bairro da Sub Estação..
A secretaria municipal de saúde,lançou o cronogramam da campanha "Paraibabno Unido Contra a Dengue" que prever realização do Dia "D" Contra a Dengue, durante cada dia da semana, dividido por setores.As ações são realizadas em dois turnos.Pela manhã faz um mutirão em um bairro e na parte da tarde realiza outro mutirão em bairro circuvizinho.A programação vai de 23 a 26 de março.Todos os funcionários da epidemiologia, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde com o apoio do pessoal da secretaria de obras transportes e serviços urbanos sob a coordenação da secretária Sâmia Albuquerque estarão ajudando nessa campanha de prevenção.Segundo informações da secretária de saúde Francilene Carvalho,o principal colaborador é o morador.Sem a participação do mesmo a campanha não surtirá o efeito desejado, que é o de diminuir os índices de infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
DENGUE
A dengue é uma doença que pode matar. Enquanto o ser humano não tiver consciência sobre os cuidados que deve ter com o meio-ambiente, além da Dengue, outras doenças continuarão. O lixo é um dos principais depósitos e criadouros de diversos insetos e animais que transmitem doenças.A foto aí em cima é resultado do trabalho do pessoal da Vigilância Epidemiológica de Paraibano,incenarando pneus no lixão e que todo dia, conscientiza os moradores sobre o cuidado que devem ter para se prevenirem contras doenças.Mas parece que o ser humano repassa certas responsabilidades suas para outros, mas quando a doença chega atinge a todos.seria bom que os moradores antes de lançar lixo por aí, lembrasse que as nossas casas são nossos refúgios de bem estar.E que o Planeta é a nossa grande casa.Ontem foi o dia da água, infelizmente falar sobre o desperdício de água doce é chover no molhado, as pessoas ouvem mas não escutam, até o dia em que falta água em por apenas 1 dia, aí lembram em reclamar dos órgãos responsáveis, mas esquecem que desperdiçam água, por falar nisso, você já olhou se sua torneira ou caixa-dágua estão ok? e o lixo doméstico? Já deu uma olhadinha hoje? São eses pequenos detalhes que fazem a diferença.
terça-feira, 16 de março de 2010
Na Copa Médio Sertão Barão vence Paraibano
foto reporter Amarelinho/Floriano.PI
na foto acima goleiro Frank da seleção de Paraibano
segunda-feira, 15 de março de 2010
A EDUCAÇÃO no Brasil VAI MAL.
Educação Longe da excelência
Dados do Ministério da Educação indicam que o Brasil avançou em ritmo lento em sala de aula – e a qualidade do ensino é ainda uma meta distante.
Os índices brasileiros de repetência se assemelham aos africanos |
Um novo conjunto de dados sobre a educação brasileira traz à luz um fato incômodo: na última década, os avanços em sala de aula foram bem mais lentos do que o esperado – e o necessário. Os números, reunidos na versão preliminar de um relatório do Ministério da Educação (MEC), revelam que o Brasil deixou de atingir as metas mais básicas rumo à excelência acadêmica. Elas compõem o Plano Nacional de Educação, documento formulado dez anos atrás, durante o governo Fernando Henrique, que, pela primeira vez, definiu objetivos concretos para a educação pública do país, justamente até 2010. Fica bem claro ali que o Brasil patinou no enfrentamento de questões cruciais, tais como os elevadíssimos índices de repetência, indicador-mor da incompetência da própria escola. A meta para este ano era chegar a 10%, índice ainda alto – mas a repetência estacionou em 13%, como em alguns dos países africanos. Outro dado que ajuda a traduzir a ineficácia do ensino é a evasão escolar. Nesse caso, pasme-se, o Brasil até piorou. De 2006 a 2008, o porcentual de estudantes que abandonaram a sala de aula pulou de 10% para 11% – quando o objetivo era baixar a taxa, nesse mesmo período, para 9%. Alerta a especialista Maria Helena Guimarães: "Essas são questões que os países mais ricos já equacionaram, com eficácia, mais de um século atrás". Ainda que a tendência geral seja de melhora do ensino, a persistência da má qualidade nas escolas brasileiras faz refletir sobre a necessidade de acelerar o passo. Sabe-se que as deficiências no nível básico repercutem, de forma decisiva, nos indicadores de acesso à universidade – um dado que merece atenção por sinalizar as chances de um país competir globalmente. O Brasil conta hoje com apenas 14% dos jovens em idade considerada ideal (entre 18 e 24 anos) na universidade. É um número mínimo na comparação até com países da América Latina, como o Chile, onde a taxa já está em 21% – e também frustrante diante da meta do presente plano de educação, que previa, a esta altura, pelo menos 30% dos jovens brasileiros no ensino superior. O atraso do país ainda se reflete no medidor do analfabetismo: a taxa é de 10%, quando deveria ter caído para 4%. Ao escancarar esse e outros nós, o atual documento do MEC tem o mérito de traçar um diagnóstico preciso, iluminar as várias lacunas e reforçar a ideia de que, com o acesso já garantido à sala de aula, é premente investir com mais vigor na tão almejada excelência acadêmica.
quinta-feira, 11 de março de 2010
Paraibano, recebe visita da Caravana dos Direitos Humanos
quarta-feira, 10 de março de 2010
Concurso: Olha o bicho pegando!!!
Notícias 10/03/2010 - 09h50
A Constituição vale mesmo?
É muito triste postar algo desse tipo, porém o que fazer diante de fatos como este?
A convocação dos professores aprovados no ultimo concurso publico do Estado tá dando o que falar. Professores com duas ou tres matriculas estão sendo empossados na Regional de São João dos Patos, incrivel,estes assinam uma declaração de acumulo de cargos, caso especifico do Municipio de Mirador, segundo informações de um certo amigo meu, e o pior que é verdade. Cadê o Ministerio Público? A constituição vale? Para quem?
JOSINAL GOMES / São Luís
terça-feira, 9 de março de 2010
DIA DA MULHER EM PARAIBANO.
"Mulher, Mulher,Mulher..." sob o samba de Neguinho da Beija-Flor, e o xaxado de Antonio dos Santos"Mulher Rendeira",as mulheres de Paraibano, fizeram uma caminhada (8/02),pela principal avenida da cidade, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. A iniciativa foi do Sindicato Municipal dos Professores a partir de uma idéia das Irmâs de Chamberry. A concentração aconteceu na praça Sérgio Coêlho, com um telão e mensagens mostrando a importância das mulheres e destacando figuras femininas como a irmâ Dorothy Stang, a mártir francesa Joana Darc, a presidenciável Marina Silva, entre outras.A professora Maria Raimunda fez um relato sobre a origem do dia internacional da mulher e sobre a lei Maria da Penha sobressaltando a luta para que seja aplicado os direitos da mulher e principalmente as primeiras mulheres que ajudaram no desenvolvimento do município, como a médica irmâ Gemma Rover, a primeira professora Raimunda e Josefina, professora Madalena,etc. Maria Raimunda destacou que em Paraibano, 72%(por cento) do funcionalismo público, são mulheres, enaltecendo a conquista das mulheres em todas os setores, como por exemplo a política, lembrando da ex-prefeita Aparecida Furtado, da senadora e governadora Roseana Sarney e das presidenciáveis Dilma Russef, Marina Silva, etc. A professora e historiadora Zilmar, lembrou que a primeira mulher prefeita eleita no Brasil, foi Joana da Rocha Santos-Dona Noca- que ajudou na fundação da cidade de Paraibano, São João dos Patos e Sucupira do Norte. Outra mulher que fez seu depoimento foi a poetisa Selma Carvalho que leu uma poesia de sua autoria chamada "O Quadro Sem Desenho" na qual conclamava as mulheres a saírem do seu comodismo, correr atrás dos objetivos para serem vitoriosas.
A empresária Mariinha Gomes, leu mensagem destacando o papel da mulher como mãe, símbolo da vida.Após as mensagens, as mulheres saíram em caminhada, cantando, recitando poesias e apitaço sob brandidos de foguetes, até o Complexo Esportivo.As aritculadoras da caminhada Geralda Alves, Cida Silva, Francisca Lins e Júlia Maria entre outras agradeceram a participação das mulheres destacando a presença da secretária municipal de educação Vanessa Furtado, da secretária da juventude Francileide Pereira e da vereadora Ana Célia.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Futebol: PARAIBANO CAMPEÃO.
sábado, 6 de março de 2010
SUCESSO TOTAL NA 1ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES
Mais de 300 pessoas participaram, sexta-feira (05/03)no salão paroquial Irmâ Gemma Rover, da 1ª Conferência Municipal das Cidades de Paraibano. A solenidade de abertura contou com autoridades municipais, entre as quais: Sebastião Pitó (prefeito) Ferdinan Vieira (secretário de finanças) Maria Helena Carneiro (secretária de administração) Sâmia Albuquerque de Sousa Brito (sec. de Obras,Transportes e Serviços Urbanos) Oswaldo Coelho (secretário geral da administração) Inara Pereira (sec. da assistência social) Francilene Ferreira (sec. de saúde) Vanessa Furtado (sec. de educação) Júlio César Guimarães (sec. de agricultura) Lêda Pereira (sec. da juventude) as vereadoras Ana Célia, Valdênia Sá, Antonia Luiza, e o vereador Getúlio Noleto. Contou ainda com a presença da palestrante do Conselho Estadual das Cidades, sra. Maria Cléa e os avaliadores da conferência o jornalista Ronald e Mayara Chaves. Compareceram representantes de vários segmentos da sociedade: associações de moradores, sindicatos, empresários, profissionais de saúde e educação, evangélicos, etc.
Após a execução dos hinos nacional e municipal, houve apresentação cultural de capoeira da Ong Pastoral do Menor e exposição de pintura a óleo de crianças da mesma organização não governamental. A abertura oficial foi feita pelo prefeito Sebastião Pitó, que destacou a importância dessa primeira conferência da cidade em Paraibano, falando sobre o desenvolvimento que um evento dessa magnitude, proporciona ao município. O prefeito pediu maior participação da população nas diretrizes para o futuro da cidade. Ferdinan Vieira (sec. de finanças e coordenador Geral da Conferência) disse que a 1ª Conferência Municipal das Cidade de Paraibano, é um espaço democrático aonde um grupo de pessoas busca discutir e procurar soluções para os problemas da cidade. A palestrante Maria Cléa de Jesus(CONCIDADES-MA.) destacou o lema da conferência :“Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática,Participativa e Controle Social” em seguida a secretária municipal de obras transportes e serviços urbanos, Sâmia Albuquerque de Sousa Brito, fez uma explanação sobre o tema da conferência: “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”.O secretário adjunto de saúde Antonio Cláudio leu o regimento interno da conferência e colocou em votação que foi aprovado. Após um intervalo, foi reiniciada a conferência, com a formação de grupos para debate dos eixos propostos.
Quatro pontos considerados eixos, foram colocados para discussões entre os participantes. As questões foram:
Eixo 01: “Criação e Implementação do Conselho Municipal da cidade de Paraibano” Eixo 02: “Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano” Eixo 03: “A integração da política urbana no território: política fundiária, habitação,segurança,saneamento e meio-ambiente” eixo 04: Relação entre os programas governamentais, como PAC e Minha Casa Minha Vida – e a política de desenvolvimento urbano”. Todos os eixos foram amplamente discutidos e as diretrizes (propostas) dos grupos (oficinas) foram apresentados e votados. A conferência terminou na parte da tarde com a eleição de cinco delegados para representação na Conferência Estadual das Cidades do Maranhão. Conforme palavras da palestrante Maria Cléa, a conferência de Paraibano, foi a maior em número de participantes e de discussões mais bem elaboradas e democráticas de todas as conferências da região.