sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

BLOCO DA SAÚDE SATIRIZA CORAÇÃO E CAMISINHA.


O Bloco da Saúde de Paraibano já está vendendo o abadá para o Carnaval 2010.Este ano a coordenação do bloco resolveu inovar no layout do abadá,confeccionado pela empresa Divulg de Teresina.A logomarca do Bloco é criação do cartunista Léo Lasan que satirizou um coraçãozinho bêbado consultando uma camisinha com cara de sacana.a logomarca agradou em cheio a comissão organizadora que vai aproveitar a idéia para montar o carro alegórico do bloco, que sai na segunda-feira dia 15 de fevereiro.
O Bloco da Saúde de Paraibano, foi fundado no carnaval de 2003, através de uma sugestão da ex-secretária de saúde do município sra.Maria Daguia Neves de Carvalho e de sua filha Dra.Liliane Carvalho e o cartunista Léo Lasan.Naquele ano o bloco foi apoiado pelos universitários do Pólo da UEMA de Paraibano e desde então já é tradição na segunda-feira de carnaval,sendo acompanhado pelos foliões acima dos trinta anos ou da 3ª idade com seus netos,o trio elétrico dá um tempo para o axé e geralmente tem como fundo musical as marchinhas e os bons tempos de blocos de rua...
Este ano o carnaval de Paraibano não terá o BLOCO MALUCO BELEZA (maior bloco da cidade com mais de 15 anos de existência)os organizadores decidiram oficializar luto em homenagem ao fundador João Neto Furtado (falecido em 13/06/2009)tentando substituir o bloco entra o Farrauê.

MAIS SEGURANÇA PARA PARAIBANO.




Foi realizada na manhã de quinta-feira(28/02)o lançamento da Pedra Fundamental do Distrito Policial de Paraibano,em frente ao Residencial João Furtado (Br 135)pelo prefeito Sebastião Pitó. A solenidade serviu também para a entrega da nova viatura para as Polícias Militar e Civil.Estiveram presentes além do prefeito,o vice-prefeito Clodomir Lima Campos,o presidente da câmara municipal Jardem de Sousa a juíza da 59ª Zona Eleitoral Paraibano/MA Drª. Nirvana Maria Mourão Barroso,cabo Milton Fernandes e policiais e o major Hormann Schnneyder(6ºCI) que veio oficiliazar a entrega da viatura,uma Blazer/2009 equipada com alarme,rádio comunicação,giraflex, etc.
Esse é mais um passo do governo do Maranhão,que tem por objetivo reforçar a segurança no combate a criminalidade em todo o Estado.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PRÉVIA CARNAVALESCA



Na sexta-feira(12/02)de carnaval, a prévia da maior folia do mundo vai ser na Danceteria Arena Hall,com a FESTA A FANTASIA, organizada pelas "piauienses" Samanta Costa, Karen Coelho e Flávia Noleto com colaboração da paraibanense Fabrícia Diabilene...
O candangoGil Gomes já produziu o inspiradíssimo convite e a galera já está vendendo pela bagatela de 5 reais.Você que sempre sonhou em soltar suas fantasias, essa é a chance...Coloque suas idéias mirabolantes à mostra e caia na folia...Já fiquei sabendo que tem uma figura que vai fantasiada de Eva, sim aquela mesmo do Paraíso...Só espero que não tenha um maluco que queira ir fantasiado de Deus...Mas o resto pode, tem gente que quer misturar uma fantasia de Eva & Adão e a fantasia se chamará????...:"Viadão"...ops!desculpe o preconceito...é porque nessas festas de carnaval, o que tem de marmanjo se travestindo de "muier" é de ilariar...
Como dizia a galerinha:"ABAAAFFFA...!"
Mas brincadeiras á parte, a FESTA A FANTASIA, merece os parabéns dos organizadores, afinal o Carnaval começou (alguns dizem) nas sociedades greco-romanas e egípcias da antiguidade, e outros argumentam que o verdadeiro carnaval nasceu na Idade Média, com o surgimento da Quaresma criada pela igreja Católica.
Segundo o pesquisador Felipe Ferreira, autor de "O livro de ouro do carnaval brasileiro", as comemorações pagãs antes de Cristo foram precursoras de todo tipo de festa publica e não apenas do carnaval em homenagem à deusa Isis ou ao deus Baco, por exemplo, incluíam pessoas mascaradas, bebidas e outros excessos.
As Fantasias do Carnaval.
Com o passar do tempo, as festas antes da Quaresma tornaram-se mais elaboradas e elitizadas. Em Veneza, por exemplo, a temporada passou a começar no início de janeiro. No período iluminista, até óperas celebravam o carnaval italiano e os mascarados andavam por toda a parte de Veneza. Na França, o rei Luis XIV comandava ele próprio bailes nos salões reais.
Mas a invenção do carnaval como o conhecemos hoje, com bailes e desfiles de fantasiados, aconteceu na Paris do séc XIX.
É isso aí, brinquem com cultura e segurança e usem camisinhas.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

MENINAS SÃO FOCO DE CAMPANHA CONTRA AIDS REALIZADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE



Durante o Carnaval de 2010, o Ministério da Saúde vai priorizar a campanha de prevenção à Aids no grupo de meninas de 13 a 19 anos. O motivo é o crescimento de casos entre as garotas dessa faixa etária nos últimos anos.Segundo o último Boletim Epidemiológico da Aids e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), divulgado em novembro, foram registrados mais casos entre as garotas dessa idade em relação aos meninos desde 1998. Atualmente, a cada 8 meninos infectados existem 10 casos de meninas. Antes, a proporção eram 10 mulheres para cada grupo de 15homens. Segundo o diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa, a maioria dos jovens busca o preservativo na primeira relação sexual, mas quando o relacionamento fica estável, o uso é deixado de lado. "Na medida em que vão tendo confiança no companheiro, abandonam o preservativo", disse Barbosa. Com veiculação nas emissoras de televisão e rádio, a campanha vai orientar os jovens sobre as formas de contágio da doença e os cuidados para a prevenção, além da distribuição de camisinhas nos sambódromos e blocos de rua. O Ministério da Saúde já encomendou 1,2 bilhão de preservativos para ações da pasta no decorrer dos próximos dois anos, conforme Barbosa.Orientação nas escolasUma das políticas do ministério para o público de 13 a 24 anos de idade é o programa “Saúde e Prevenção nas Escolas” em que o estudante recebe orientações sobre o contágio, sintomas, prevenção, tratamento e como viver com o vírus HIV. Segundo Eduardo Barbosa, 50.214 escolas públicas e particulares já integram o programa. Em 10 mil, o aluno pega a camisinha no próprio colégio. A decisão de distribuir ou não é tomada pela comunidade escolar. Segundo a representante da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids em São Paulo, Micaela Cyrino, poucas entraram no programa. Ela atribui a baixa adesão às diferenças sociais e o preconceito da sociedade em falar de sexo com adolescentes. "As pessoas encaram como incentivo ao sexo e não como prevenção", afirmou. A estimativa é que existam 630 mil pessoas infectadas com o vírus HIV no Brasil..
Há 2 anos atrás(2008)as mulheres jovens foram escolhidas como público-alvo da campanha de carnaval por que já naquela época a doença afetava mais o sexo feminino entre 13 e 19anos: para cada seis meninos com Aids, havia dez meninas. Considerando todas as faixas etárias, para cada 15 homens com Aids, havia dez mulheres. A campanha do Ministério da Saúde no Carnaval para 2010,focou as mulheres, principalmente a população jovem.As peças da campanha reforçam a estratégia da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids estimulando a mulher jovem a exigir o uso do preservativo em todas as suas relações sexuais. Dados do Ministério indicam que 87% dos homens de 16 a 19 anos usam camisinha nas relações sexuais eventuais, mas só 42% das mulheres usam preservativo nesse tipo de relação.

PARAIBANO

Em nosso município,conforme informações da bioquímica e farmacêutica Dra. Betânia Camargos,já existem 4 casos de AIDS e é necessário que as pessoas se previnam.A secretaria de saúde recebeu mais de 50 mil preservativos que estão sendo distribuídos em vários locais e a partir da próxima semana já começam a campanha de divulgação na rádio Liberdade Fm e nos PSFS.

domingo, 17 de janeiro de 2010

A matéria abaixo foi reproduzida do BLOG TUNTUM do jornalista Deusimar Lobão.Desde o ano passado quando fiquei sabendo da notícia sobre o Paulinho do Carvalho que foi aprovado na prova da OAB (mesmo antes de concluir o curso de Direito) fiquei de fazer uma metéria sobre 0o mesmo, mas nessas férias não deu...É bom lembrar que além de uma excelente pessoa, Paulinho foi um dos pioneiros no setor da informática em Paraibano, quem não lembra dos cursos de informática que ele lançõu em nossa cidade? Ao nosso amigo Paulinho desejamos o maior sucesso.

MAIS UM PARAIBANENSE FAZENDO SUCESSO ALÉM FRONTEIRAS

Novos donos assumem cartórios em Tuntum Quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 Não houve resistência na transição dos novos donos de cartórios em Tuntum, tanto no primeiro como no segundo ofício, como vem acontecendo em alguns cartórios do interior e da capital do estado em que os antigos donos se negam a repassar o acervo (livros e documentos) público existente. A primeira mudança aconteceu no segundo ofício com o ingresso da dona e tabelioa Acácia Lima Figueira e a saída de Arnoldo da Silveira Leda. A nova titular é mineira da cidade de Montes Claros. Acácia afirmou que é apaixonada pelo Maranhão e depois que passou no concurso visitou Tuntum e também se apaixonou pela cidade. ‘Vim decidida pra morar aqui, inclusive já trouxe até meus pais’, disse a tabelioa.
O novo tabelião do primeiro ofício Paulo de Tarso Guedes Carvalho é natural de Paraibano, Maranhão. Ele me informou que em primeiro plano irá informatizar totalmente os trabalhos do cartório. O ato de transferência aconteceu na tarde de ontem. O cartório do primeiro ofício pertencia a família Borges e Araújo há mais de 30 anos Desde a promulgação da última Constituição Federal, em 1988, para ocupar o cargo de dono de cartório é preciso ter aprovação em concurso público.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

USE AS CABEÇAS, VEM AÍ O CARNAVAL.



Já passaram as ressacas das festas de natal,reveillon, aniversário da cidade e estresse do concurso municipal, agoras as baterias se voltam para o carnaval 2010...Os blocos estão divulgando suas programações e a secretaria municipal de saúde e o NMES-Núcleo Municipal de Educação em Saúde planejando o trabalho de prevenção à saúde para os foliões.Já distribuiu para as sedes dos Blocs Kizueira e Farrauê,mais de 3.000 preservativos para serem distribuídos nessa primeira fase antes do carnaval,também está cadastrando novos blocos e distribuirá nessa semana preservativos para todos os locais de riscos, postos de gasolinas,bares e restaurantes,pousadas e hotéis,danceterias,rodoviária,etc.Em todos esses locais, o NMES estará orientando os proprietários para serem parceiros na conscientização da importância do uso da camisinha.Todos os PSFs estarão distribuindo preservativos.Como o município não tem nenhuma máquina de distribuição de preservativo o NMES de Paraibano inovou, decorando uma simples caixa de papelão com imagens de campanhas de DST/Aids e colocou na recepção do hospital municipal,onde o cliente pode pegar o preservativo sem nenhum constragimento.Se a idéia tiver resultados positivos, outros locais serão utilizados.Todo esse trabalho da secretaria municipal de saúde e NMES, tem por objetivo,acabar com um dos grandes desafios do combate à Aids:O constrangimento do acesso à de camisinhas em público e incentivar o uso do produto. a conscientização sexual, está sendo realizada na rádio FM local e em palestras nos PSFs.O hospital de Paraibano faz os testes rápidos de HIV e o NMES está buscando parcerias junto a empresas, igrejas, sindicatos e orgãos públicos para serem multiplicadores na concientização das DST/AIDS.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ministério da Saúde lamenta a morte de Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança



O Ministério da Saúde recebeu com grande pesar a confirmação da morte da fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança Internacional, Zilda Arns Neumann, no tremor de terra ocorrido nesta terça-feira (12) no Haiti. A trajetória desta médica catarinense que acolheu como missão de vida a saúde pública é exemplar para todos os brasileiros.
Ao fundar a Pastoral da Criança — entidade que tem o Ministério da Saúde como principal parceiro financeiro desde 1985 e também um de seus principais parceiros técnicos —, Zilda prestou auxílio inestimável para desencadear país afora as políticas públicas de alimentação e nutrição, amamentação materna e redução da mortalidade infantil, entre outras ações de prevenção e promoção da saúde, tão preciosas ao desenvolvimento da infância. Hoje a Pastoral da Criança está presente em 27 países.
“A atuação desta grande mulher e grande sanitarista brasileira foi essencial para elevar a criança a uma condição prioritária dentro das políticas públicas brasileiras”, afirmou o ministro José Gomes Temporão. “Morreu em missão, como viveu toda a sua vida.”
Ao longo das últimas décadas, Zilda Arns Neumann tornou-se uma personalidade emblemática na defesa da saúde, bem-estar físico e mental das crianças e da população brasileira, tendo recebido prêmios nacionais, como a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, conferida em novembro passado pelo ministro Temporão, além de prêmios internacionais.
Era defensora contumaz da criação de uma fonte de recursos permanente para o Sistema Único de Saúde (SUS) e foi conselheira pelos últimos 18 anos do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Há seis anos, ainda era membro da Comissão Nacional de Monitoramento e Implementação do Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. Sua atuação também é tida como fundamental para a sustentação de práticas hoje arraigadas no SUS, como o controle social e o cuidado com a saúde indígena.
Zilda Arns Neumann era atualmente coordenadora da Pastoral da Criança Internacional e da Pastoral do Idoso. Estava no Haiti disseminando entre religiosos de comunidades carentes daquele país as práticas exitosas da Pastoral.
Nascida em Forquilhinha (SC) em 1934 e irmã do cardeal-arcebispo emérito de São Paulo, d. Paulo Evaristo Arns, Zilda Arns Neumann era médica formada em 1959 pela Universidade Federal do Paraná, tinha cinco filhos e dez netos. Atuou como pediatra no Hospital de Crianças Cezar Pernetta e como diretora técnica da Associação de Proteção Materno Infantill Saza Lattes, em Curitiba (PR), e, posteriormente, como diretora de Saúde Materno-Infantil, da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Paraná e do Ministério da Saúde.

Saiba mais sobre Zilda Arns:

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PEQUENO HISTÓRICO DE PARAIBANO EM SEUS 57 ANOS


O Blog pARAIBANOMANEWS,pede desculpas pela falha referente a idade da cidade de Paraibano(na matéria abaixo).
Na realidade a história de Paraibano, começa no ano de 1920 com a chegada do paraibano Antonio Brito Lira acompanhado de 6 filhos, entre estes uma mulher,onde encontraram morando em uma cabana de palha, o maranhense José Fernandes, pobre e sozinho,que se dizia dono das terras.
Após comprar a propriedade de Fernandes, Antonio Brito juntamente com seus filhos, trabalhou muito na produção agrícola o que atraiu outros lavradores. De 1920 a 1930 construiram as primeiras casas de tijolos, cobertas de telhas. Fundaram várias casas comerciais,com o lucro das vendas, compraram caminhões para transportes dos produtos agrícolas para os estados do Ceará,Paraíba,etc. Nessas viagens de negócios traziam mercadorias e novas famílias, interessadas no desenvolvimento do lugar o que resultou no desenvolvimento do povoado, que pertencia a comarca de Pastos Bons. Inicialmente o lugarejo foi chamado de Brejo devido ao clima chuvoso.Depois passou a se chamar Brejo dos Paraibanos, em virtude da quantidade de paraibanos alí instalados.Em 1931 João Brito Lira (um dos filhos de Antonio Brito Lira) resolveu organizar uma feira, onde os moradores pudessem vender seus produtos, isso contribuiu para o desenvolvimento local.
Com a frequência nessas feiras de pessoas dos arredores e até mesmo da comarca de Pastos Bons a família Brito Lira resolve em 1932, construir a primeira casa de 1 andar, hoje conhecida como Sobrado. Em 1937 construiram a primeira capela para o padroeiro da cidade,a igrejinha de São Sebastião, exatamente onde ocorria as feiras.Anos depois vem a construção da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e do Mercado Público em 1945. Em 1952 o povoado Brejo dos Paraibanos, já estava idêntico a sua sede Pastos Bons, tendo inclusive um comércio superior.A população deseja que o povoado passe a elevar-se como cidade. Começa então um movimento, encabeçado por Antonio Diniz Barros e Guilhermino Brito Lira,que conseguem um abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas o qual foi apresentado ao Deputado Antonio Gonçalo Moreira Lima, que elaborou e apresentou o projeto à Assembléia Legislativa, acrescentado, que se aprovado o povoado se chamaria Paraibano, em homenagem aos seus fundadores.
Em 30 de dezembro de 1952 pela Lei 841,foi criado o município de Paraibano e instalado solenemente em 1º de Janeiro de 1953. No dia 6 de Janeiro de 1953,foi nomeado pelo governo estadual o primeiro governo do município de Paraibano, o senhor José Brito Lira (filho de Guilhermino Brito Lira).Desmembrado de Pastos Bons, Paraibano teve sua primeira eleição no ano de 1954 (com 2.000 votos)sendo vitorioso Nicéias Mendes Vieira, que foi empossado em 31 de janeiro de 1955,faleceu meses depois sendo substituído pelo vice-prefeito Antonio Ribeiro.

Dados Históricos:Prof. Sulamita Ribeiro
Síntese:Léo Lasan

sábado, 2 de janeiro de 2010

Paraibano 58 anos:Aniversário Com Mais Saúde

Paraibano completará 58 anos no dia 6 de janeiro, dentre as comemorações, está um dos projetos mais esperados pela população município:A inauguração do Núcleo de Atenção a Saúde da Família-NASF.
O Projeto do Nasf de Paraibano, foi um dos primeiros do Maranhão apresentados para o Ministério da Saúde, enviado pela ex-prefeita Aparecida Furtado e aprovado pela Câmara de vereadores em 30 de junho 2008, pela LEI Nº 06/2008 e somente no final de 2009 foi recebido a primeira parcela para implantação do NASF em nossa cidade.O local de implantação do NASF será na antiga residência da ex-prefeita, na Av. 1º de Maio em frente ao Parque de Vaquejada.O local foi escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde, devido as suas amplas, exigência do Ministério da Saúde, afinal todo NASF é formado por, no mínimo, cinco profissionais de diferentes áreas de saúde e atendem aos casos identificados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). Os profissionais que os NASF podem possuir são nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos de diferentes áreas, fonoaudiólogos, profissionais de educação física, terapeutas e psicólogos, e as equipes são formadas de acordo com a necessidade do município e a disponibilidade dos profissionais na região. Cada núcleo trabalha em conjunto com, no mínimo três e, no máximo 20 equipes de saúde. Cada equipe de saúde atende mil famílias, em média.
Em quase dois anos de existência, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) já estão espalhados em todas as regiões do Brasil. Apenas o Distrito Federal não conta com uma unidade do NASF. Em todos os outros estados brasileiros existe ao menos um núcleo.
O NASF de Paraibano já tem contratados além do pessoal de serviços gerais os profissionais médicos Farmacêutico,Nutricionista,Fonoaudióloga,Educador Físico,Assistente Social,Fisioterapeuta e Psicóloga e está prevista o atendimento já no mês de janeiro. Em Paraibano, O NASF se chamará Irmã Gema Rover, uma homenagem a missionária que se dedicou na medicina do nosso município.
A função principal dos NASF é ajudar as famílias na manutenção de sua saúde e bem-estar, e, nesse contexto, todos os profissionais exercem um papel fundamental, melhorando a saúde das famílias e prevenindo contra doenças.