sábado, 30 de novembro de 2013

MERENDEIRAS DE PARAIBANO FAZEM CAPACITAÇÃO

Cerca de cem merendeiras participaram nesta sexta-feira (29.11) em Paraibano de uma capacitação para reaproveitamento de alimentos e boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. A capacitação foi realizada pela Interativa Cooperativa de Serviços Múltiplos e aconteceu durante todo o dia, no Espaço Coberto da Escola Adonias Lacerda, Vila Aparecida.
A capacitação está dentro das ações da licitação vencida pela empresa Interativa. O coordenador da empresa Sr. Diuarlem Moraes veio acompanhado de Amanda Oliveira enfermeira e coordenadora de projetos da cooperativa, Kalita Susane enfermeira e da nutriocionista Mayara Mônica responsável ministrante da capacitação.

O objetivo da capacitação foi repassar para as merendeiras do município, a importância de oferecer condições de o estudante adquirir hábitos alimentares saudáveis, bem como a forma correta de manipular os alimentos, evitar o desperdício fazendo novos pratos com partes de alimentos que muitos imaginam serem descartáveis, boas práticas de higiene no local de trabalho, ter cuidado com lixo e resíduos, entre outros ensinamentos. Para a nutricionista do município Paula Caroline essa capacitação é muito importante, pois também vem complementar outra capacitação que aconteceu em março deste ano. Paula falou ainda do reaproveitamento dos alimentos.  A diretora da Escola Adonias Lacerda, sra. Eliene disse que o momento é rico em conhecimento e que as merendeiras são pessoas chaves para o sucesso do programa e parabenizou a todos.
A merendeira Neurací Martins Costa elogiou a capacitação e afirmou que cursos como esses que são tão raros para a classe deve ser aproveitado: “A gente é muito discriminada, então cursos como esses é muito importante para a gente aprender novas coisas e também sermos reconhecidas”. Balbilene Alcântara Barros funcionária do hospital de Paraibano falou que a capacitação é uma excelente oportunidade para as pessoas adquirirem conhecimentos principalmente no que se refere ao desperdício: “A alimentação deve ter um tratamento especial e específico, ainda existem pessoas que jogam restos de alimentos fora sem saber que podem ser aproveitável, aqui aprendemos como não desperdiçar e isso é muito importante” frisou Balbilene. A nutricionista Mayra Mônica durante sua palestra disse que pessoas no mundo desperdiçam alimentos enquanto muitos passam fome, para Mayara é preciso que nossa educação alimentar também evolua. De posse de dados de órgãos governamentais a nutricionista mostrou o número absurdo do desperdício no planeta. A maior causa disso é o desperdício que tem início desde a colheita até chegar ao prato do consumidor. Um exemplo prático aconteceu durante o almoço com os participantes da capacitação. A própria nutricionista fez questão de recolher os restos de marmitas após o almoço, mal sabiam os participantes que tudo foi fotografado e mostrado depois em um telão. Um exemplo ao vivo ao qual estamos habituados e não percebemos. Tudo poderia serem reaproveitadas e novas refeições ou lanches.

Durante o treinamento houve a prática, quando as instrutoras ensinaram como fazer purê e farinha de casca de batatas, sucos de cascas de abacaxi com folhas de hortelã, além de farinha da casca de maracujá que serve para emagrecer e para o controle de doenças como diabetes e hipertensão. Mas o alvo mesmo era os alunos. Conforme Mayara a boa merendeira tem a capacidade de fazer com que o aluno se comporte bem ao saber que a alimentação é bem feita e deliciosa. A merenda deve conter todos os ingredientes pois a alimentação adequada é decisiva na formação do ser humano: “Para garantir e melhorar a qualidade do aprendizado, a criança precisa estar bem alimentada, afim de se tornar um adulto mais saudável e preparado para a vida e a construção de um mundo novo” relatou Mayara em apostila que foi entregue a todos os participantes, que receberam também um kit contendo um jaleco e uma touca.
A secretária municipal de educação Luzia Ribeiro elogiou o trabalho e parabenizou aos participantes. Estiveram presentes ao evento a chefe de gabinete da prefeita, Sra. Maria Helena Carneiro, a presidente da câmara vereadora Ana Célia, coordenadores de educação, professores e o diretor adjunto da escola Sr. Raimundo Augusto. Ao final da capacitação todos os participantes receberam certificado.

Certificados para as merendeiras  fotos:Leo Lasan
...................................................................................................................................................................
REUNIÃO COM  EQUIPE DA LIMPEZA URBANA

Enquanto a capacitação acontecia no espaço coberto da escola, o coordenador da Interativa, Sr. Diuarlem Moraes fez uma reunião paralela com o pessoal da limpeza urbana. Moraes cobrava da equipe mais compromisso com os horários e o uso do uniforme. Para alguns garís a falta no trabalho deve-se a problemas de saúde ou viagens urgentes acompanhando pessoas doentes. O coordenador da cooperativa explicou que entendia, mas que era preciso se justificar as faltas, por meio de atestado médicos. Houve reclamação quanto a uso do uniforme, um gari disse que o tecido é grosso e também as luvas são de baixa qualidade, outro reclamou que comprou a própria bota para trabalhar. Moraes se comprometeu a resolver esses problemas. O controle de horário foi debatido e o responsável pelos garis, Sr. Raimundo do Fulgêncio informou que existe uma ficha em que anota os horários mais que muitos não querem aceitar os apontamentos. Um gari reclamou que o que acontece é que se o gari faltar ao trabalho, não acontece nada, pois o pagamento é pago sem nenhum desconto, então isso desestimula os outros. Moraes disse que o trabalho de limpeza pública é muito sério: “A limpeza das ruas é um cartão postal da cidade, vocês são muito importantes para a imagem da cidade, os turistas quando passam por Paraibano veem a limpeza ou a sujeira, isso depende de vocês se ele via dizer em outros lugares se  Paraibano é limpo ou não, então eu peço união de todos” disse o coordenador da cooperativa. Os garis se comprometeram a fazer o melhor.
 

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O SONHO DO OURO AINDA NÃO ACABOU


GARIMPEIROS DE PARAIBANO AINDA SONHAM COM OURO DE SERRA PELADA
Na década de 80 Serra Pelada se tornou o maior garimpo a céu aberto do mundo, de onde foi extraídas, oficialmente, 30 toneladas de ouro. Localizada no município de Curionópolis ao sul do Pará, em abril de 1980 surgiu a notícia de que haviam descoberto as primeiras pepitas, na época cerca de dez mil homens já se dedicavam as escavações, mas a informação se espalhou rapidamente e três anos depois o número de garimpeiros era mais de cento e vinte mil, representando a maior concentração de trabalhadores do País. Dessa multidão, a maioria nordestina contava com um número gigantesco de maranhenses. De Paraibano foram centenas. Com o crescimento do garimpo surgiram os problemas sociais. O sonho foi interrompido 1984, quando Congresso Nacional criou a Lei 7.194, sancionada pelo presidente da república João Batista Figueiredo, criando a reserva garimpeira. A história da Companhia do Vale Doce é um capitulo à parte.Assim como a história do “paraibanense” Júlio De Deus, o “Julinho” que em Paraibano fazia calçamento de ruas e no garimpo se tornou o homem que tirou a maior pepita de ouro do Brasil, pesando 80 kg, batizada como Canaã (na verdade Julinho era de Estreito no Maranhão) onde fazia o mesmo serviço em Paraibano. Julinho foi morto em um bar (o blog procurou familiares de Julinho em Paraibano, mas não os encontrou). Em 1992 o ex-presidente Fernando Collor fechou oficialmente o garimpo. Muitas cooperativas de garimpeiros foram criadas para defender os direitos dos garimpeiros. A história de Serra Pelada ainda é cheia de mistérios que precisam ser averiguados. Questões políticas, jurídicas e corrupções é relatadas por garimpeiros que se sentiram expulsos e lesados pelo governo.
Em 2011, a empresa de mineração canadense Colossus Minerals Inc. se associou à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP), formando a join venture Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM) para explorar de forma mecanizada o ouro de Serra Pelada a partir de janeiro deste ano.
Mas o que parecia uma solução se transformou em outro problema. Pelo contrato daria 51% dos recursos de exploração a empresa e 49% para os garimpeiros, até o momento não foi cumprido. Garimpeiros denunciam  que de forma sorrateira a Colossus aumentou a sua participação de 51% e reduziu a participação dos garimpeiros de 49% para 25%, além de acusar a empresa de se apossar de 700 hectares de terra que de acordo com os garimpeiros era para ser reintegrado a eles.
2013, 33 anos depois, mesmo com esses conflitos, os garimpeiros continuam a sonhar com ouro e riqueza, mas vivem em meio a pobreza e doenças. Analfabetos em sua maioria, sem carteira assinada, muitos dependem da Bolsa Família, todos vivem a espera que o Governo Federal reveja a situação de abandono dos homens que ajudaram o Brasil a crescer.
Quem entrou na luta em favor dos garimpeiros foi o Deputado Federal Domingos Dutra (SDD/MA), que alguns meses têm usado a tribuna do congresso para denunciar a situação. Dutra se uniu aos deputados Sebastião Bala Rocha (SDD/AP) e Arnaldo Jordy (PPS/PA) e estão tentando criar uma CPI para o caso de Serra Pelada e os responsáveis pela empresa canadense: “A história de sofrimento dos garimpeiros de Serra Pelada terá agora um novo rumo” afirmou Domingos Dutra, que entrou com uma ação civil no Ministério de Minas e Energia para desconstituir o contrato de exploração com a empresa.
Na semana passada, o deputado maranhense se reuniu com garimpeiros maranhenses. Porto Franco, Açailândia, Grajaú, Barra do Corda e Imperatriz, foram as cidades visitadas: “Eu percorri mais de 1.500 quilômetros para estar mais próximo dos garimpeiros que tem dificuldade em se locomover, por serem pessoas idosas e carentes e que precisam de uma mensagem de esperança” disse o deputado. Na semana passada o parlamentar deu entrada a um Projeto de Decreto Legislativo para anular a portaria nº 541/2010, do Ministério de Minas e Energia, que transferiu o alvará de lavra da Cooperativa dos Garimpeiros para a empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral.
No mês passado (17.10.2013) estreou o filme "Serra Pelada" do diretor Heitor Dhalia, que conta a saga do garimpo na visão de dois garimpeiros paulistas. O tema Serra Pelada volta ao cenário e muito ainda deve ser rediscutido sobre a vida desses homens que abandonaram famílias, tiveram outras, morreram ou sobreviveram e alguns casos políticos encobertos com a riqueza do suor e sangue desses heróis do garimpo.
Em Paraibano existe uma média de 40 garimpeiros associados à COOMIGASP. Esses garimpeiros foram testemunhas da corrida do ouro e de muitas histórias da Serra Pelada. Muitos bamburraram, mas na época não souberam investir e como jogadores de futebol aproveitaram o momento para desfrutar das coisas que o dinheiro proporciona. Outros não tiveram a mesma chance e contam histórias de sofrimentos, todos já idosos, pobres, grande parte vivendo de Bolsa Família, ou ainda na lavoura. O sonho de Serra Pelada ainda existe, porém mais real com um brilho de ouro bem distante. Na próxima semana matéria sobre os garimpeiros de Paraibano e suas histórias e sonhos. Aguardem.
Por:Léo Lasan com informações da web.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SEBRAE FIRMA PARCERIA EM PARAIBANO

A Prefeitura Municipal de Paraibano em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) inaugurou nesta segunda-feira (25.11) a Sala do Empreendedor  Onildo Gonçalves dos Reis.
Dois anos após as iniciativas (outubro de 2011) do ex-secretário de administração do governo Pitó, o Sr. Ludenrique Campos Freire e empenho de Cecília Sallata o SEBRAE começa a se firmar no município. De outubro de 2011 até dezembro de 2012, Ludenrique Freire e a gestora de carteira do comércio (Sebrae-Balsas) Maria Cecília Sallata fizeram mais de cinco reuniões e algumas aulas do curso de empreendedorismo com mais de 30 comerciantes cadastrados. Com a mudança da gestão municipal em janeiro, o trabalho dos cursos foi interrompido e em fevereiro de 2013, após visita de Cecília Sallata à Prefeitura de Paraibano onde entregou convite do SEBRAE, a prefeita Aparecida Furtado participou de encontro em Balsas juntamente com todos os gestores e alguns ex-gestores municipais da região, onde entre outras pautas a principal proposta do encontro foi propor o desenvolvimento local através do apoio aos pequenos negócios. A prefeita de Paraibano Aparecida Furtado com o apoio da Câmara de Vereadores aprovou em abril deste ano a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no município. Nesta semana (25.11) Aparecida Furtado (PV) e o gerente da unidade do Sebrae em Balsas, Sr. Maurício Leite Lima, o gerente do Sebrae de São João dos Patos Sr. Valdecir, o gestor em projetos do Sebrae Balsas Sr. Mauro Edson do Nascimento, a presidente da Câmara de Vereadores de Paraibano Sra. Ana Célia, a esposa do homenageado sra. Cristina, a irmã de Onildo Sra. Nilza Reis, secretários municipais, coordenadores e convidados estiveram presentes para a inauguração da Sala do Empreendedor Onildo Gonçalves dos Reis, localizada no prédio que reúne a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no centro da cidade. O nome da Sala é em homenagem ao comerciante Onildo da Tabacaria como era conhecido (falecido em Teresina em 01/09/2012).
Ana Cristina Coelho de Sá Reis disse sentir-se feliz com a homenagem ao esposo: “Onildo sempre foi um grande admirador do empreendedorismo de Arí Furtado e de Dona Aparecida, inclusive há 22 anos o casal foi nossos padrinhos de casamento, fico feliz com a lembrança e sei que Onildo mesmo distante, está agradecido.” Afirmou Cristina. A prefeita Aparecida Furtado explicou que o nome para a sala se justicava por causa do grande trabalho que Onildo fez no município, um exemplo de empreendedorismo desde o início quando começou com uma simples tabacaria (venda de cigarros) até chegar a montar o supermercado A. C. Coelho, com muito empenho, trabalho e comportamento social.
Para o gerente do Sebrae-Balsas, Sr. Maurício Leite, a inauguração da sala de empreendedorismo em Paraibano é um avanço que vai contribuir para o desenvolvimento do comércio local. Maurício recordou que há dois anos o Sebrae se esforçava para implantar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em diversos municípios maranhenses e que a cada inauguração é uma satisfação. O gerente informou que Ana Paula Brito e Marizete Duarte, que passaram por uma capacitação no SEBRAE serão as atendentes e responsáveis pela orientação técnica aos comerciantes em Paraibano. 
Durante o evento de inauguração, a senhora Irací Vieira de Sousa (64) foi a primeira pessoa a se
Ludenrique e Cecília os pioneiros pelo Sebrae em Paraibano
manifestar para a prefeita. Irací disse que tem interesse em se inscrever para ter maiores conhecimentos e legalizar o pequeno negócio de uma sala de costura de tecidos na qual é proprietária: “ Tenho um pequeno negócio e fica difícil comprar produtos dos vendedores, principalmente viajantes, por que ainda não tenho o CNPJ” informou Irací Vieira “Como tenho uma pensão por viuvez, quero saber se ao tirar o CNPJ da minha empresa, corro o risco de perder esse benefício?”, o gestor de projetos do Sebrae Sr. Mauro Edson, informou que desde que Irací continue pagando o INSS, não tem risco de perder a pensão. A costureira agradeceu a informação e elogiou o espaço da sala do empreendedorismo em Paraibano: “É um local muito importante, pois vai dar prioridade para as pessoas que trabalham e querem seguir em frente, com oportunidade de ser bem orientadas, fazendo cursos e tirando dúvidas e dentro da lei” afirmou Irací Vieira.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

SEPULTADO EX-VEREADOR MANOEL ROSENO

Foi enterrado na tarde de ontem (domingo 24.11) o corpo do ex-vereador Manoel Roseno, de 79 anos, no Cemitério São Sebastião, em Paraibano. Manoel Roseno faleceu por volta da 17h, do sábado (23.11) no Hospital Carlos Macieira em São Luis.  Roseno foi vereador em dois mandatos sendo o último de 1977 a 1983 no governo de Antonio Diniz. Irmão de Raimundo, Luis e Antonio Roseno ( este último pai de Bruno Roseno  ex-candidato a vice-prefeito na chapa de Olivan Coêlho nas últimas eleições).
Nos últimos anos Manoel Roseno era um dos maiores compradores de grãos do município e tinha o comércio na Rua 7 de Setembro.
Manoel Roseno estava na capital maranhense há mais de 15 dias sob cuidados médicos. O corpo do ex-vereador foi velado na residência de sua filha Professora Jesus e do esposo Divaldo Gordo na Vila Maurício. Familiares e amigos acompanharam o cortejo até o cemitério local onde foi sepultado o ex-vereador.

sábado, 23 de novembro de 2013

Concurso Público da Prefeitura Municipal de Nova Iorque-MA

O Prefeito Municipal de Nova Iorque, Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições legais e constitucionais, TORNA PÚBLICA a realização de CONCURSO PÚBLICO, destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos vagos existentes.
O Concurso Público será regido por este Edital, seus Anexos e eventuais aditamentos, assim como pelas instruções, comunicações e convocações deles decorrentes, obedecidas as legislações pertinentes e sua execução, realizar-se-á sob a responsabilidade da Empresa
FUNDAÇÃO MADRE JULIANA, situada na Rua Miracema, n.º 4659, Bairro Santa Luzia, CEP: 64020-017 em Teresina – Piauí.
Para ter acesso ao Cronograma e Edital. acesse:
http://www.fundacaomadrejuliana.org.br/upload/9121ANEXOI-Cronograma.pdf
Edital http://www.fundacaomadrejuliana.org.br/upload/2515EditalNovaIorque.pdf

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

VEREADORES DE PARAIBANO AVALIAM CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Após a sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal na quinta-feira (14.11) o editor deste blog, jornalista Léo Lasan, entrevistou três parlamentares daquela casa. A presidente da Câmara vereadora Ana Célia (PR), vereadora Maria Raimunda (PMDB) e vereador Murilo Ribeiro (PSL). As perguntas foram sobre a avaliação da votação do concurso público municipal, sobre o desempenho dos vereadores durante esses meses e para o vereador líder da oposição ao governo na Câmara, vereador Murilo Ribeiro (PSL) a reportagem perguntou por qual motivo ele considerou o concurso para Guarda Municipal como “audacioso”. A seguir a entrevista.
Vereadores Murilo, Maria Raimunda e Ana Célia em entrevista a Leo Lasan
Léo Lasan: Vereadora Maria Raimunda como à senhora avalia a votação dos três projetos hoje na Câmara Municipal?
Vereadora Maria Raimunda (PMDB): De grande importância, principalmente para as pessoas que há muito vinham pedindo esses projetos com destaque para o Projeto de Lei de número 035/2013 para realização do concurso público municipal, que nós avaliamos e votamos, assim como fazemos com todos os projetos que vem para beneficiar o nosso povo, que para nós aqui da casa é motivo de alegria e felicidade por estar exercendo a nossa representatividade que é o povo.
VER.MURILO: CONCURSO PARA GUARDA MUNICIPAL É AUDACIOSO
Léo Lasan: Vereador Murilo que avaliação o senhor faz da aprovação desses projetos?
Vereador Murilo (PSL): Nós vereadores  temos tido a preocupação e buscado resolver os problemas do nosso município, até por que nossa população é carente e existem muitas coisas ainda a resolver em termos de infra estrutura, aprovar leis como a do concurso público é uma oportunidade de melhorar a vida de muitos por se tratar de um emprego para o resto da vida até mesmo de alguns que sem saída vive na informalidade, então vai ser bom para as pessoas e para o município...
Léo Lasan: Durante o seu discurso no grande expediente o senhor falou que o concurso para Guarda Municipal era um projeto audacioso, por que o senhor usou o termo “audacioso”?
Vereador Murilo (PSL): O termo audacioso foi usado por que para ter um Projeto de Lei para Guarda Municipal é preciso ser muito bem avaliado por todos principalmente para quem vai concorrer a essas vagas, veja bem, se a pessoa for classificada ela terá que passar por um treinamento muito rigoroso, tem que ser uma pessoa preparada e a gente ver que em Paraibano não tem uma empresa que ofereça esse serviço, então as pessoas classificadas terão que ir a São Luis ou Teresina-PI para fazer essa capacitação, passar no mínimo trinta dias em treinamentos com psicólogo, instrutores para repassarem os parâmetros que são baseados no projeto que é a segurança pública, aprender realmente como lidar com o ser humano em termos de segurança pública para que se tenha um projeto realmente de sucesso.
Léo Lasan: Vereador Murilo o senhor como líder da oposição na Câmara Municipal como foi o trabalho dos senhores desses meses anteriores até o momento, quais os pontos negativos e positivos, faltou algo para que o trabalho fosse mais a contento?
Vereador Murilo (PSL): O trabalho tem sido realizado de maneira coesa, aprovamos o que é para o bem da população buscando beneficiar a todos, cito como exemplo a aprovação do projeto bolsa aluguel, bolsa alimentação, auxílio energia, auxílio gás, projetos que foram aprovados por nós vereadores e hoje o município beneficia a população mais carente, é também a nossa forma de ajudar essas pessoas... Temos consciência da carência de parte da nossa população, sabemos da falta de infra estrutura que ainda é pequena em nossos bairros, a falta de saneamento básico que permanece inesistente, então o nosso município é carente de muitas coisas, mas aos poucos nesse primeiro ano de mandato eu e os nobres colegas vereadores temos procurado ajudar o Poder Executivo a vencer essas barreiras, mas também temos feito nosso papel de fiscalizador e aquilo que não é de interesse da maioria do povo procuramos rebater, para isso fomos eleitos também, somos representantes de cada setor da sociedade, então o nosso trabalho nesse primeiro ano tem sido de experiências e esperamos que em 2014 a gente possa fazer muito mais por nossa comunidade.
VER. ANA CÉLIA: CONCURSO SERÁ TRANSPARENTE, APOSTO NA PREFEITA.
Léo Lasan: Vereadora Ana Célia (PR) qual o significado dos projetos aprovados hoje (14.11) aqui na Câmara Municipal?
Vereadora Ana Célia (PR): São de grande importância e eu destaco o Projeto do Concurso Público Municipal um dos nossos grandes trabalhos, por que foi uma avaliação transparente, bem discutido por todos os vereadores e elogiado pela iniciativa da prefeita Aparecida Furtado... Até por que nós sabemos que já houve outros concursos que não foram muito transparentes, diferentes do concurso que foi realizado em 2002 no segundo mandato da prefeita Aparecida Furtado que naquele ano realizou um concurso verdadeiro, transparente... Então eu aposto na prefeita, na sua administração e acredito que este concurso que aprovamos hoje, vai ser transparente e que serão vitoriosas as pessoas que realmente se dedicarem, estudarem muito, pois estarão mais capacitadas.
Léo Lasan: Sobre o concurso, algumas pessoas presentes à reunião me perguntaram quando será baixado o edital, a senhora pode nos adiantar essa informação?
Vereadora Ana Célia (PR): Olha Léo nós vereadores acabamos de aprovar esses projetos, já estarei encaminhando-os para o executivo na segunda-feira (18.11) para que a prefeita sancione a lei e em seguida vai baixar o edital, depois fará licitação das empresas para aplicação do concurso em nosso município...
Léo Lasan: ... E a data para publicação do edital?
Vereadora Ana Célia (PR): Acredito que daqui a um mês ou um mês e meio...
Léo Lasan: Presidente Ana Célia estamos a poucos dias do fim do ano de 2013, a senhora poderia fazer uma avaliação prévia do trabalho dos vereadores em Paraibano?
Vereadora Ana Célia (PR): Em primeiro lugar é bom dizer que aqui somos como uma família não tem desentendimentos, trabalhamos unidos, mesmo cada vereador fazendo a sua parte e acredito que enquanto presidente nesses dois anos em que passar por aqui vou deixar um trabalho marcante assim como os demais vereadores... Se formos avaliar, até mesmo quem visita a Câmara Municipal percebe que houve mudanças como reformas, ampliação e para 2014 queremos melhorar o sistema de som, cada mesa de vereador terá um microfone, iremos construir uma sala para a presidência desta casa entre outras realizações...
Léo Lasan: ... A senhora está falando de mudanças internas, mas em relação ao que foi feito em benefício da população, quais projetos em prol do povo de Paraibano?
Vereadora Ana Célia (PR):...Em relação ao nosso povo esta casa já aprovou mais de cinquenta projetos, nossas reuniões tem sido constantes durante esses meses apenas uma sessão não foi realizada devido ao triste acontecimento do falecimento do nosso querido colega vereador Jardem Sousa, mesmo assim houve uma solenidade em sua homenagem... Então muitos projetos foram voltados para o bem da nossa população, como são muitos projetos posso estar te repassando depois uma relação com esses projetos desde janeiro até hoje (14.11)...

terça-feira, 19 de novembro de 2013

PREFEITA E COMITIVA VISITAM OBRAS EM PARAIBANO

PREFEITA APARECIDA FURTADO DESTACA AÇÕES EM DEZ MESES DE GESTÃO
A prefeita Aparecida Furtado (PV) visitou nesta segunda-feira (18.11) importantes obras que estão sendo executadas pela sua administração durante esses dez meses de gestão municipal, principalmente nos setores da saúde, educação, esporte, assistência social, etc. no município de Paraibano. Acompanhada da vice-prefeita Rejany Gomes, dos vereadores, secretários e funcionários públicos, do líder político Arí Furtado e seu filho Arí Filho e esposa Polliana, lideranças comunitárias e convidados, Aparecida Furtado visitou a reforma e ampliação do Posto de Saúde e o lançamento da pedra fundamental do ginásio poliesportivo na Unidade Escolar Januário Dias no Bairro Marajá.
Pref. Aparecida com a mão na massa Ft:Lolinha
Em seguida, Aparecida Furtado vistoriou as reformas e ampliação do Posto de Saúde Amor a Vida, Posto de Saúde da Vila Leão, e a construção da Praça Vila Leão em fase final. A prefeita de Paraibano e comitiva dirigiram-se para o bairro Residencial onde a obra de construção do novo Cemitério Municipal está sendo realizado, alí naquele bairro a prefeita também lançou a pedra fundamental da Creche Pro Infância e pedra fundamental da praça ao lado da Igreja de São Judas Tadeu no bairro que fica às margens da BR 135. 
No bairro Vila Aparecida, os moradores receberam a comitiva para visita às pavimentações em paralelepípedo de mais de três grandes ruas, reforma e ampliação do Estádio Municipal Arizão, lançamento da pedra fundamental de uma Praça em frente a Creche ao lado do Ginásio Poliesportivo, a ainda acompanharam o trabalho de construção de uma Unidade Básica de Saúde (localizada no antigo aeroporto), além da construção de casas populares. Muitos operários que trabalhavam nas obras foram pegos de surpresa com o aparecimento das autoridades e convidados. Todas essas ações reforçarão o atendimento de saúde e educação, além de moradia nestas regiões da cidade beneficiando os moradores com um serviço de qualidade. A Prefeitura também está construindo no Bairro da Subestação, um Centro de Referência da Assistência Social -CRAS, está ainda perfurando um poço artesiano, e os moradores do bairro da Subestação irão ainda ser beneficiados com a construção de dois Ginásios Poliesportivos, um atrás da Escola Padre Dante e outro que será construído na Escola Edson Lobão. Uma praça próxima a Escola Edson Lobão está em fase final de construção. Na área da saúde a prefeita Aparecida Furtado vistoriou a reforma da Unidade Básica de Saúde Fugêncio Cosmo da Silva.Completando a visita ao bairro da Subestação a comitiva visitou o Matadouro Público que passa por uma adequação das instalações e equipamentos em convênio com o Governo do Estado. É importante ressaltar que a Prefeitura também está aguardando recursos para aquisição de equipamentos  para o novo matadouro localizado próximo a BR 135
ZONA RURAL
A prefeita Aparecida Furtado visitou também as realizações da administração pública na zona rural. No povoado Varzinha lançou a pedra fundamental da cobertura da Quadra de Esporte e reforma da Escola Maria Madalena, reforma da Unidade Básica de Saúde Raimundo Pereira de Sá, reforma da estrada vicinal de acesso ao povoado e a construção de um campo de futebol. Ainda no interior a prefeita tem iniciado a construção de campos de futebol do Povoado Saquinho, Jatobá e na cidade irá realizar a reforma do Complexo Esportivo Gaspar Coelho, algumas dessas obras tiveram início em 17 de junho e a previsão de término é de um ano, os recursos são do Ministério dos Esportes, Caixa Econômica e contrapartida da Prefeitura de Paraibano e para essas obras de construções de campos e reforma de quadra o orçamento é de 392.903,69. O setor da saúde na zona rural também está sendo contemplada com reformas nos Postos de Saúde do Povoado Vazante, Cana Brava Santo Antonio, Jatobá. Na cidade a prefeita Aparecida Furtado (PV) entregou em julho deste ano a Unidade Básica de Saúde Francisca Regina da Silva no Residencial e também um novo CRAS naquele bairro entre outras obras. Há algum tempo moradores da zona rural vinham reclamando da situação de abastecimento de água, a Prefeitura corrigiu alguns problemas e estará ampliando o abastecimento de água com convênios já aprovados para a perfuração de poços no Riacho do Mato e Terra Vermelha, Saquinho,Muriçoca,Varzinha e Catinga Alta.  No sede do município a Prefeitura irá beneficiar com poços artesianos os povoados Barreiro, Olho D`Água da BR, Sossego do Senhorzão e Angico do Ademar.
As estradas vicinais tiveram uma reparação e foram realizados consertos com terraplanagem nas estradas que dão acesso a Varzinha e toda a região que a compreende como os povoados Terra Vermelha, Jatobá, Sossego do Paulim, Cana Brava, Buriti do Aldo até a Ponta da Serra. Na região do Angico do Ademar foram consertadas as estradas do Poço Verde do Xavier, Vazante do Rosinha, Angico do Galdino, Angio do Hermes, até chegar à Ponta da Serra. Outros povoados a receber melhorias nas estradas foram Tabuleirão do Nelson e toda a região do Catingueiro, Nova Olinda, Tucuns até o Barreiro estão também com estradas vicinais consertadas, do lado sudeste do município os povoados do Alegre, Saquinho até o povoado Veados onde fica a Fazenda Gomes passaram por novas terraplanagens, na sede os bairros da Lavanderia, Cana Brava 01 e 02 , o povoado Lagoa dos Cocos, Santo Estevão, Jatobá até a Serra Grande foram também reformada as estradas. A Prefeitura não informou a quilometragem dessas estradas, mas foram muitas no município, que levou muito trabalho e realização positiva em tão pouco tempo de administração de Aparecida Furtado.
O Programa Luz Para Todos chegou para melhorar a qualidade de vida dos moradores dos povoados Muriçoca, Cocal, Gilson Pé de Serra, Adão Campos, Angico Branco, Vão Fundo, Tabuleirão do Cazé,Catingueiro, Olho D’Água, Calundú, Papa Feijão, Várzea de Baixo, Barreiro do Zé do Geraldo, Mucambo. A prefeita Aparecida Furtado tem comentado que a população não tem acompanhado como deveria o trabalho da sua administração, mas que é preciso que as pessoas vejam o grande esforço e realizações do “Governo de Cidadania e Trabalho” para que comecem a reconhecer que em apenas dez meses de gestão tem sido executado uma grande quantidade de obras no município.

domingo, 17 de novembro de 2013

FILHOS COMEMORAM 94 ANOS DO SENHOR ROSINHA

ROSINHA FOI UM DOS PRIMEIROS ECOLOGISTAS DA REGIÃO DIZ DR. FRANCISCO
Aniversariou na sexta-feira (15.11) O Sr. Antenor de Souza Lima, conhecido por Rosinha da Vazante. Seus filhos Ubirajara, Ildeberto, Blandina, Alberto(Doda), Otoniel (Tatá), Maria Luiza, Sônia e Ubiracy vieram prestigiar o aniversário do pai. Dos nove filhos, apenas Ducarmo não pode comparecer devido ao seu esposo Francisco Braga (Chico Coquinho) está com problema de saúde e foi internado em um hospital em São Luis. Familiares da esposa do senhor Rosinha, oriundos da família Santana, vieram de São João dos Patos, entre esses a secretária municipal de meio ambiente Venúsia Santana, conhecida como Bidú e também o senhor Deodoro cunhado do aniversariante Rosinha que completou os 94 anos em 13 de novembro. Entre os convidados o Dr. Francisco Furtado e esposa Graça. A comemoração foi realizada no casarão da família, no povoado Vazante, onde existe um dos primeiros engenhos da região, de propriedade do senhor Rosinha. Durante as comemorações do aniversário do pai o filho Ubirajara lembrou os irmãos que também aniversariavam nesse mês de novembro, sendo que Ildeberto (Tôta) aniversariou no dia 14, Otoniel (Dadá) dia 15 e ele próprio Ubirajara no próximo dia 30.11. Ubirajara agradeceu a presença e destacou a amizade e consideração que todos tinham por seu pai, em especial ao Dr. Francisco de quem o senhor Rosinha tem muita admiração. Ubirajara confidenciou que sempre quis ser amigo de Dr. Francisco mas que só quando passou a morar em Brasília é que teve a oportunidade de estreitar os laços de amizade.Ubirajara apresentou aos demais convidados o editor deste blog Léo Lasan ao dizer: “Esse rapaz que está aqui filmando é o Léo Lasan, dono do Blog Paraibanomanews, que eu acompanho todos os dias lá em Brasília, é um blog muito importante por que leva para mundo, notícias da nossa cidade, da nossa região, já tive a oportunidade de elogiar o belo trabalho que ele faz, aliás um trabalho muito bem feito, bem acima do padrão da nossa região, isso é muito importante para nossa comunidade, obrigado Léo” elogiou Ubirajara.
Em sua mensagem de felicitações ao aniversariante, o médico Dr. Francisco Furtado revelou que conheceu o senhor Rosinha ainda na infância, quando ouvia seu pai João Furtado elogiá-lo: “Sêu Rosinha é uma pessoa fantástica... quando criança eu ouvia nos corredores lá de casa o meu pai João Furtado falando das suas amizades, que eram Rosinha, Jaldo e Aldo, papai não abria mão dessas amizades... eu crescir, me desenvolvir, me formei e fiz também uma grande amizade com Rosinha... Então estou aqui representando um dos seus maiores amigos, que foi meu pai João Furtado... Pois o senhor é isso, uma parte da história, nunca esqueço que ainda criança quando vinha por aqui, olhava essa mata em frente a casa e não entendia o por que de tanto mato, eu não sabia por que o senhor dava tanto valor à mata naquela época em que a palavra preservação do meio ambiente ainda não era conhecida, então o senhor foi o primeiro ecologista dessa região e é um prazer está aqui com você e quero participar de outros aniversários do senhor... obrigado” finalizou Dr. Francisco. Ubirajara lembrou mais uma história do pai e disse que Rosinha tinha João Furtado como um grande ídolo: “Papai sempre diz que na cidade de Paraibano nunca mais vai ter um cidadão de qualidade do senhor João Furtado, nunca mais vai ter um matuto da roça para ficar rico igual ao senhor Manoel Coêlho e também nunca mais vai ter um rezador como o senhor Divaldo”, em seguida Ubirajara contou outra história sobre a juventude de seu pai, que quando Rosinha voltava de uma viagem de três dias no lombo de um burro vindo de Floriano parou em um interior para pedir água quando o dono da casa viu disse emocionado: "Seu Rosinha o senhor caiu do céu... é que hoje vai ter um jogo e o senhor é meio time", foi assim que  participando desse jogo de futebol no município de Jatobá dos Noletos, contra o time de Sucupira do Riachão, Rosinha mesmo cansado e com chuteira maior que o pé marcou nove gols... quando as pessoas perguntavam por que Rosinha não arredondava o número de nove para dez gols, o pai respondia:
“Me respeite! Você acha que eu ia mentir por causa de um gol?”... Após essas histórias das aventuras de Rosinha, foi servido um almoço e a alegria transcorreu até o início da noite, em um ambiente em que a natureza agradece pela preservação não só da floresta que ainda existe como do amor da família e das amizades que Rosinha soube também preservar aos longos desses 94 anos bem vividos. Parabéns.