terça-feira, 30 de março de 2010

EXEMPLOS

A máquina administrativa, começa a mostrar serviços no município. Vários projetos que até então estavam parados, voltam a funcionar. Os jovens começam a frequentar o Projovem, O PETI há mais de uma semana está funcionando, e a campanha da Dengue chega ao seu final, com uma ótima notícia. O índice de infestação do mosquito aedes aegypti caiu e muito, resultado de um esforço da secretaria municipal de saúde, através da epidemiologia, agentes comunitários de saúde e NMES, que conseguiram ao longo dos anos conscientizar o morador da sua responsabilidade. Nas visitas casa a casa pela equipe de saúde, foi constatada a limpeza nos reservatórios de água, a manutenção da higiene nos quintais e a colaboração do morador. As ruas, estão limpas em um belo trabalho silencioso da secretária Sâmia Albuquerque e sua equipe, frente a Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Urbanos, aliás PARABÉNS para a secretária Sâmia, que foi uma das mais empolgantes nessa campanha de combate a dengue, ela arregaçou as mangas, e entrou juntamente com a equipe em todas as casas do setor, coletando o lixo doméstico mesmo, com humildade...sua alegria contagiava a todos, em um exemplo a ser seguido pelos outros secretários que ficam nas salas no ar-condicionado...
MAUS-EXEMPLOS
É claro que o lixo ainda existem algumas áreas da cidade, mas são produzidos por contrutores e comerciantes, como por exemplo:podas de árvores, embalagens de e principalmente entulho de construção... Em muitas cidades, já existe uma lei específica para esse tipo de lixo, que é de responsabilidade de quem o produz, que deve dar um destino adequado...Em Paraibano, o morador, principalmente o comerciante, acha que pegar suas embalagens e jogar na saída da cidade é um exemplo bonito e ainda reclama que a culpa é da Prefeitura... Comerciante assim, não deveria ter cliente...Em Belo Horizonte-MG, existe uma lista das empresas sujonas e todo mês sai a lista com os nomes dessas empresas que não tão nem aí para o meio-ambiente..Os clientes sabendo disso, não compram mais produtos dessas empresas, se a moda pega no Maranhão, muitos comerciantes, mudariam suas atitudes em relação ao planeta...

sábado, 27 de março de 2010

Renato Russo, 50 Anos


Como em nossa região o conhecimento musical é limitado a forró e bregas de gostos duvidosos, é bom de vez em quando soprar uma brisa de cultura, até mesmos para aqueles que se dizem "antenados", pois é, neste sábado dia 27,Renato Russo completaria meio século...Renato e sua banda Legião Urbana, surgiu na década de 80, quando houve um boom do rock no Brasil influenciados pelas bandas inglesas e americanas e jornalismo da revista BIZZ (alô Gil?)...Eu particularmente não sou muito fâ da Legião e nem do Renato,eles me parecem uma cópia da banda inglesa The Smiths , e Renato Russo uma paródia do backing vocals da mesma banda,o cantor Morrissey, inclusive nos trejeitos de cantar e na opção sexual...Aliás a maioria das bandas brasileiras da época de 80, tinham as bandas de fora como inspiração, coisa de país colonizado...Mas essa é a minha opinião, o que não deve influenciar o inúmero de fãs do cantor brasiliense...Afinal mesmo depois de 14 anos do falecimento, Renato Manfredini Jr. e da sua banda, já venderam mais de 14 milhões de cópias. Por mês, vendem entre dez e 15 mil. É, provavelmente, o artista brasileiro morto que mais vende discos. então merece respeito.
Por isso,sábado dia 27/03, quando Renato Russo completaria 50 anos, nada mais previsível do que, além de merecidas homenagens na mídia, a indústria fonográfica queira faturar mais um pouco. E vale ressaltar: com o aval dos herdeiros.Idealizado pelo jornalista Marcelo Fróes, chega às lojas dia 1º, quinta-feira, o CD Renato Russo-Duetos (EMI). Em produção desde 2009, o projeto reúne o cantor e artistas dos mais diferentes gêneros, em encontros póstumos e/ou gravações resgatadas dos acervos dos familiares de Renato e dos convidados.Muitos são os cantores que fazem duetos neste cd,Fernanda Takay do grupo mineiro Pato Fu,Caetano Veloso,a italiana Laura Pausini,Marisa Monte,Paulo Ricardo,Erasmo Carlos,Herbert Vianna,Adriana Calcanhoto, e claro Cássia Eller...
Nenhum roqueiro brasileiro conseguiu traduzir o espírito teen, suas angústias, desencontros e amores, com tamanha precisão e beleza quanto Renato Russo.
A reportagem completa você pode acessar no portal do Correio da Bahia.

quinta-feira, 25 de março de 2010

VISITE LEO LASAN CARTUNS


Enquanto estou na lida da secretaria de saúde, você pode digitar no google o meu blog de cartuns ecológicos, abra o google e digite Leo Lasan Cartuns, quando aparecer o link clique e tenha boas risadas.

terça-feira, 23 de março de 2010

DENGUE


A chuva que cai em Paraibano toda madrugada,invadiu a manhã desta terça-feira 23, provocando a adiação da Campanha da Semana "D" de Combate a Dengue em Paraibano, no bairro da Sub Estação..
A secretaria municipal de saúde,lançou o cronogramam da campanha "Paraibabno Unido Contra a Dengue" que prever realização do Dia "D" Contra a Dengue, durante cada dia da semana, dividido por setores.As ações são realizadas em dois turnos.Pela manhã faz um mutirão em um bairro e na parte da tarde realiza outro mutirão em bairro circuvizinho.A programação vai de 23 a 26 de março.Todos os funcionários da epidemiologia, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde com o apoio do pessoal da secretaria de obras transportes e serviços urbanos sob a coordenação da secretária Sâmia Albuquerque estarão ajudando nessa campanha de prevenção.Segundo informações da secretária de saúde Francilene Carvalho,o principal colaborador é o morador.Sem a participação do mesmo a campanha não surtirá o efeito desejado, que é o de diminuir os índices de infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

DENGUE



A dengue é uma doença que pode matar. Enquanto o ser humano não tiver consciência sobre os cuidados que deve ter com o meio-ambiente, além da Dengue, outras doenças continuarão. O lixo é um dos principais depósitos e criadouros de diversos insetos e animais que transmitem doenças.A foto aí em cima é resultado do trabalho do pessoal da Vigilância Epidemiológica de Paraibano,incenarando pneus no lixão e que todo dia, conscientiza os moradores sobre o cuidado que devem ter para se prevenirem contras doenças.Mas parece que o ser humano repassa certas responsabilidades suas para outros, mas quando a doença chega atinge a todos.seria bom que os moradores antes de lançar lixo por aí, lembrasse que as nossas casas são nossos refúgios de bem estar.E que o Planeta é a nossa grande casa.Ontem foi o dia da água, infelizmente falar sobre o desperdício de água doce é chover no molhado, as pessoas ouvem mas não escutam, até o dia em que falta água em por apenas 1 dia, aí lembram em reclamar dos órgãos responsáveis, mas esquecem que desperdiçam água, por falar nisso, você já olhou se sua torneira ou caixa-dágua estão ok? e o lixo doméstico? Já deu uma olhadinha hoje? São eses pequenos detalhes que fazem a diferença.

terça-feira, 16 de março de 2010

Na Copa Médio Sertão Barão vence Paraibano

foto reporter Amarelinho/Floriano.PI

na foto acima goleiro Frank da seleção de Paraibano

Domingo(14-03), pela Copa Médio Sertão a Seleção de Barão de Grajaú venceu a Seleção de Paraibano pelo placar de 1 x 0, no Estádio de Futebol de Barão de Grajaú.Um bom público compareceu para torcer pela Seleção Baronense.a Copa Médio sertão continua, neste próximo domingo (21-03), com o jogo no Estádio Arizão em Paraibano, entre a seleção de Paraibano e a seleção de Passagem Franca. Como os domingos em Paraibano, andam parados, essa é a chance de você ir e levar a sua família para prestigiar o esporte ao vivo.

segunda-feira, 15 de março de 2010

A EDUCAÇÃO no Brasil VAI MAL.

A educação do município deu o pontapé inicial. Nessa segunda-feira 15 março, professores e alunos irão se reencontrar... acabou a soneca... Agora é apontar os lápis e pregar os olhos nos livros para salvar o Brasil do LULLA, que infelizmente, piorou a educação do brasileiro nos últimos anos, segundo matéria da revista VEJA. leia algum trecho do artigo da maior revista do país. O cartoon abaixo é do lasan como contribuição nesse blog.(o cartoon não faz parte da matéria na VEJA.)
Educação Longe da excelência
Dados do Ministério da Educação indicam que o Brasil avançou em ritmo lento em sala de aula – e a qualidade do ensino é ainda uma meta distante.

produzido há mais de 10 anos.

Os índices brasileiros de repetência se assemelham aos africanos

Um novo conjunto de dados sobre a educação brasileira traz à luz um fato incômodo: na última década, os avanços em sala de aula foram bem mais lentos do que o esperado – e o necessário. Os números, reunidos na versão preliminar de um relatório do Ministério da Educação (MEC), revelam que o Brasil deixou de atingir as metas mais básicas rumo à excelência acadêmica. Elas compõem o Plano Nacional de Educação, documento formulado dez anos atrás, durante o governo Fernando Henrique, que, pela primeira vez, definiu objetivos concretos para a educação pública do país, justamente até 2010. Fica bem claro ali que o Brasil patinou no enfrentamento de questões cruciais, tais como os elevadíssimos índices de repetência, indicador-mor da incompetência da própria escola. A meta para este ano era chegar a 10%, índice ainda alto – mas a repetência estacionou em 13%, como em alguns dos países africanos. Outro dado que ajuda a traduzir a ineficácia do ensino é a evasão escolar. Nesse caso, pasme-se, o Brasil até piorou. De 2006 a 2008, o porcentual de estudantes que abandonaram a sala de aula pulou de 10% para 11% – quando o objetivo era baixar a taxa, nesse mesmo período, para 9%. Alerta a especialista Maria Helena Guimarães: "Essas são questões que os países mais ricos já equacionaram, com eficácia, mais de um século atrás". Ainda que a tendência geral seja de melhora do ensino, a persistência da má qualidade nas escolas brasileiras faz refletir sobre a necessidade de acelerar o passo. Sabe-se que as deficiências no nível básico repercutem, de forma decisiva, nos indicadores de acesso à universidade – um dado que merece atenção por sinalizar as chances de um país competir globalmente. O Brasil conta hoje com apenas 14% dos jovens em idade considerada ideal (entre 18 e 24 anos) na universidade. É um número mínimo na comparação até com países da América Latina, como o Chile, onde a taxa já está em 21% – e também frustrante diante da meta do presente plano de educação, que previa, a esta altura, pelo menos 30% dos jovens brasileiros no ensino superior. O atraso do país ainda se reflete no medidor do analfabetismo: a taxa é de 10%, quando deveria ter caído para 4%. Ao escancarar esse e outros nós, o atual documento do MEC tem o mérito de traçar um diagnóstico preciso, iluminar as várias lacunas e reforçar a ideia de que, com o acesso já garantido à sala de aula, é premente investir com mais vigor na tão almejada excelência acadêmica.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Paraibano, recebe visita da Caravana dos Direitos Humanos

Sete cidades do interior do Estado receberam ou receberão a visita da equipe de articuladores da Caravana de Direitos Humanos para implantação desse projeto nos respectivos municípios.Dessa vez será a região do cerrado sul do estado, onde se localizam, Balsas São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso, Fortaleza dos Nogueiras,Alto Parnaíba,Pastos Bons e Paraibano.Em Paraibano o encontro aconteceu no dia 9 e 10 de março no auditório da prefeitura com a presença de secretários municipais, representantes de conselhos e a equipe do projeto coordenado pela advogada Maria Ideltrudes Freitas, a pedagoga Luziene Moreira e o articulador Paulo Brandão. A intenção da Caravana dos Direitos Humanos, é realizar uma série de eventos, como palestras, oficinas, seminários e fóruns com o objetivo que visa qualificar a sociedade civil e o poder público para o controle social nas políticas públicas. Em entrevista a rádio Liberdade FM de Paraibano, a coordenadora do projeto, Dra. Maria Ideltrudes disse que esse projeto não traz votos políticos e o objetivo é trazer e ampliar o nível de conhecimentos do Sistema Nacional de Direitos Humanos para a sociedade civil e poder público desses municpipios e estimular o fortalecimento dos espaços de controle social e criar o conselho municipal de direitos humanos. A pedagoga Luziene Moreira lembrou que o público alvo do projeto é a população em geral, representantes do poder público,sociedade civil, vereadores ministério público e poder judiciário local. Na reunião de Paraibano, foi criada uma comissão que irá trabalhar, na preparação da primeira palestra do projeto, marcada para o dia 7 de abril, durante todo o dia no salão paroquial irmâ Gemma Rover. As inscrições para quem deseja participar da Palestra sobre Direitos Humanos, está prevista para serem iniciadas a partir do dia 17 de março na Secretaria de assistência Social.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Concurso: Olha o bicho pegando!!!

Parece que começaram a lançar luzes sobre as sombras das credibilidades dos concursos públicos. Até o momento só existiam rumores ou melhor desconfianças sobre as aprovações de determinados candidatos... Mas essa notícia abaixo, publicada no portal da Mirante (vc no imirante) começa a questionar a aprovação e a ética de alguns profissionais e a falta de fiscalização por parte das empresas que realizam esses concursos... segue a matéria abaixo para a sua reflexão.

Notícias 10/03/2010 - 09h50

A Constituição vale mesmo?

É muito triste postar algo desse tipo, porém o que fazer diante de fatos como este?

A convocação dos professores aprovados no ultimo concurso publico do Estado tá dando o que falar. Professores com duas ou tres matriculas estão sendo empossados na Regional de São João dos Patos, incrivel,estes assinam uma declaração de acumulo de cargos, caso especifico do Municipio de Mirador, segundo informações de um certo amigo meu, e o pior que é verdade. Cadê o Ministerio Público? A constituição vale? Para quem?

JOSINAL GOMES / São Luís

terça-feira, 9 de março de 2010

DIA DA MULHER EM PARAIBANO.



"Mulher, Mulher,Mulher..." sob o samba de Neguinho da Beija-Flor, e o xaxado de Antonio dos Santos"Mulher Rendeira",as mulheres de Paraibano, fizeram uma caminhada (8/02),pela principal avenida da cidade, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. A iniciativa foi do Sindicato Municipal dos Professores a partir de uma idéia das Irmâs de Chamberry. A concentração aconteceu na praça Sérgio Coêlho, com um telão e mensagens mostrando a importância das mulheres e destacando figuras femininas como a irmâ Dorothy Stang, a mártir francesa Joana Darc, a presidenciável Marina Silva, entre outras.A professora Maria Raimunda fez um relato sobre a origem do dia internacional da mulher e sobre a lei Maria da Penha sobressaltando a luta para que seja aplicado os direitos da mulher e principalmente as primeiras mulheres que ajudaram no desenvolvimento do município, como a médica irmâ Gemma Rover, a primeira professora Raimunda e Josefina, professora Madalena,etc. Maria Raimunda destacou que em Paraibano, 72%(por cento) do funcionalismo público, são mulheres, enaltecendo a conquista das mulheres em todas os setores, como por exemplo a política, lembrando da ex-prefeita Aparecida Furtado, da senadora e governadora Roseana Sarney e das presidenciáveis Dilma Russef, Marina Silva, etc. A professora e historiadora Zilmar, lembrou que a primeira mulher prefeita eleita no Brasil, foi Joana da Rocha Santos-Dona Noca- que ajudou na fundação da cidade de Paraibano, São João dos Patos e Sucupira do Norte. Outra mulher que fez seu depoimento foi a poetisa Selma Carvalho que leu uma poesia de sua autoria chamada "O Quadro Sem Desenho" na qual conclamava as mulheres a saírem do seu comodismo, correr atrás dos objetivos para serem vitoriosas.

A empresária Mariinha Gomes, leu mensagem destacando o papel da mulher como mãe, símbolo da vida.Após as mensagens, as mulheres saíram em caminhada, cantando, recitando poesias e apitaço sob brandidos de foguetes, até o Complexo Esportivo.As aritculadoras da caminhada Geralda Alves, Cida Silva, Francisca Lins e Júlia Maria entre outras agradeceram a participação das mulheres destacando a presença da secretária municipal de educação Vanessa Furtado, da secretária da juventude Francileide Pereira e da vereadora Ana Célia.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Futebol: PARAIBANO CAMPEÃO.



A seleção de futebol de Paraibano, (comandada pelo secretário-adjunto da juventude e desportos,José Alberto) sagrou-se campeã do torneio inicial, neste domingo 8/02, na 3º Copa União do Médio Sertão Maranhense realizada na cidade de Pastos Bons. A copa é uma promoção da Federação dos Municípios do Maranhão-FAMEM- sob a atual presidência do prefeito Enoque Mota. Compareceram na abertura do torneio,12 seleções da regional: Pastos Bons, Paraibano, Colinas, Benedito Leite, Mirador, Sucupira do Norte, São Domingos do Azeitão, Barão do Grajaú, Passagem Franca, Jatobá,Burití Bravo e São João dos Patos. A solenidade oficial contou com as presenças dos prefeitos Enoque Mota (Pastos Bons), Sebastião Pitó (Paraibano), Zé Mário (S.J.dos Patos),Dr.Joacy (Mirador) Marcony (Sucupira do Norte) e Sebastião (São Domingos do Azeitão). Foi promovido um torneio de abertura entre as seleções presentes, começando pelo jogo entre Pastos Bons 1 x Passagem Franca 0, depois outra partida entre S.J.dos Patos 1 x Mirador 0. Todas as seleções se enfrentaram, passando para 2ª etapa as seleções de Paraibano 3 x Benedito Leite 0, S.J.dos Patos 1 x Colinas 0 e Pastos Bons empatou em 0 a 0 contra Burití Bravo, sendo que Pastos Bons venceu nos pênaltis por 2 x 1. Ficaram para a semi-final as seleções de Paraibano, S.J.dos Patos, Colinas e Pastos Bons. Paraibano empatou em 1 x 1 contra Pastos Bons e venceu nos pênaltis por 3 a 2. no outro jogo S.J.dos Patos venceu Colinas por 1 a 0. Para a final ficou Paraibano e São João dos Patos que empataram no tempo normal e decidiram nos pênaltis, sendo a seleção de Paraibano vencedora por 2 x 1. A seleção foi agraciada com um troféu e uma quantia em dinheiro como incentivo e uma bola adidas com designers referentes a Copa da Africa. Todas as seleções receberam uniformes completos e incentivo monetário. A população de Pastos Bons, amante do esporte compareceu em peso ao Estádio de Futebol Municipal.

sábado, 6 de março de 2010

SUCESSO TOTAL NA 1ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES



Mais de 300 pessoas participaram, sexta-feira (05/03)no salão paroquial Irmâ Gemma Rover, da 1ª Conferência Municipal das Cidades de Paraibano. A solenidade de abertura contou com autoridades municipais, entre as quais: Sebastião Pitó (prefeito) Ferdinan Vieira (secretário de finanças) Maria Helena Carneiro (secretária de administração) Sâmia Albuquerque de Sousa Brito (sec. de Obras,Transportes e Serviços Urbanos) Oswaldo Coelho (secretário geral da administração) Inara Pereira (sec. da assistência social) Francilene Ferreira (sec. de saúde) Vanessa Furtado (sec. de educação) Júlio César Guimarães (sec. de agricultura) Lêda Pereira (sec. da juventude) as vereadoras Ana Célia, Valdênia Sá, Antonia Luiza, e o vereador Getúlio Noleto. Contou ainda com a presença da palestrante do Conselho Estadual das Cidades, sra. Maria Cléa e os avaliadores da conferência o jornalista Ronald e Mayara Chaves. Compareceram representantes de vários segmentos da sociedade: associações de moradores, sindicatos, empresários, profissionais de saúde e educação, evangélicos, etc.

Após a execução dos hinos nacional e municipal, houve apresentação cultural de capoeira da Ong Pastoral do Menor e exposição de pintura a óleo de crianças da mesma organização não governamental. A abertura oficial foi feita pelo prefeito Sebastião Pitó, que destacou a importância dessa primeira conferência da cidade em Paraibano, falando sobre o desenvolvimento que um evento dessa magnitude, proporciona ao município. O prefeito pediu maior participação da população nas diretrizes para o futuro da cidade. Ferdinan Vieira (sec. de finanças e coordenador Geral da Conferência) disse que a 1ª Conferência Municipal das Cidade de Paraibano, é um espaço democrático aonde um grupo de pessoas busca discutir e procurar soluções para os problemas da cidade. A palestrante Maria Cléa de Jesus(CONCIDADES-MA.) destacou o lema da conferência :“Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática,Participativa e Controle Social” em seguida a secretária municipal de obras transportes e serviços urbanos, Sâmia Albuquerque de Sousa Brito, fez uma explanação sobre o tema da conferência: “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”.O secretário adjunto de saúde Antonio Cláudio leu o regimento interno da conferência e colocou em votação que foi aprovado. Após um intervalo, foi reiniciada a conferência, com a formação de grupos para debate dos eixos propostos.

Quatro pontos considerados eixos, foram colocados para discussões entre os participantes. As questões foram:

Eixo 01: “Criação e Implementação do Conselho Municipal da cidade de Paraibano” Eixo 02: “Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano” Eixo 03: “A integração da política urbana no território: política fundiária, habitação,segurança,saneamento e meio-ambiente” eixo 04: Relação entre os programas governamentais, como PAC e Minha Casa Minha Vida – e a política de desenvolvimento urbano”. Todos os eixos foram amplamente discutidos e as diretrizes (propostas) dos grupos (oficinas) foram apresentados e votados. A conferência terminou na parte da tarde com a eleição de cinco delegados para representação na Conferência Estadual das Cidades do Maranhão. Conforme palavras da palestrante Maria Cléa, a conferência de Paraibano, foi a maior em número de participantes e de discussões mais bem elaboradas e democráticas de todas as conferências da região.